Mudar a cor da camisa azul da Seleção Brasileira vai muito além de uma disputa entre esquerda e direita. O uniforme com essa tonalidade é o primeiro a levar o país à conquista da Copa Fifa — e a inspiração veio de um dos maiores símbolos nacionais: Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país.
+ Conheça Curiosamente e desvende um mundo escondido
O Brasil estava a um passo de lavar a alma na Copa do Mundo em 1958. Depois da derrota para o Uruguai, em 1950, e da eliminação na primeira rodada do mata-mata, o time havia chegado novamente a uma final.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os adversários eram os suecos — anfitriões do campeonato. Tanto a Seleção do Brasil quanto a da Suécia usavam a camisa amarela como uniforme titular. Nenhuma delas queria entrar com outra cor.
A Fifa organizou um sorteio para resolver o impasse. Os suecos ganharam. Até então, a opção para o Brasil seria entrar com o uniforme branco. Os brasileiros não queriam esse modelo de jeito algum. Era uma cor considerada de azar, pois a Seleção a havia usado na derrota da final de 1950, no Maracanã. Com todos aflitos, Nossa Senhora “deu” uma solução para o problema com um jeitinho bem brasileiro.
A camisa azul que caiu dos céus
Conta-se que Paulo Machado de Carvalho, então chefe da delegação brasileira, estava tão aflito com o problema que resolveu ajoelhar e rezar. Depois de muita oração, ele levantou os olhos. Longe do Brasil, bem na frente do empresário, havia uma imagem da padroeira brasileira. E a estátua de Nossa Senhora Aparecida sempre veste um manto azul — uma das cores da bandeira nacional.

Para o empresário, não havia dúvida: era um “sinal”. A Seleção Brasileira precisava jogar com aquela cor contra a Suécia. Os dirigentes correram para comprar as roupas com a mesma tonalidade do manto da santa em uma loja de Estocolmo e mandaram costurar a insígnia da seleção. Pronto, nascia de improviso — e com direito a intervenção divina — o novo uniforme para o Brasil jogar futebol.
Verdade ou mito, o manto da santa parece ter abençoado os jogadores. Com a camisa azul, a Seleção Brasileira venceu a Suécia e ganhou, pela primeira vez, a Copa do Mundo de Futebol. A cor ainda deu sorte em outros anos — um deles em 1994, quando o time se tornou o primeiro tetracampeão do mundo.
O post A camisa azul da Seleção é um ‘milagre’ apareceu primeiro em Revista Oeste.