Além dos alimentos, o agro brasileiro também é gigante quando o assunto é a produção de algodão. Trata-se de uma matéria-prima usada principalmente na fabricação de tecidos. Atualmente, o país é o maior exportador da cultura no planeta.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o agro brasileiro abastece 30% do comércio de algodão entre países. A pluma nacional vai para diversos destinos, onde é transformada em calças, camisetas, camisas, jaquetas e produtos de higiene e limpeza.
O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Trata-se do campus de referência da USP para o agronegócio.
Agro brasileiro e o mercado mundial de algodão
Depois do agro brasileiro, o maior fornecedor é a agricultura dos Estados Unidos. Os norte-americanos detêm 25% desse mercado, mas foram os líderes desse segmento no passado.
A liderança brasileira teve início em 2023, de acordo com os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Contudo, a decadência dos norte-americanos é mais antiga.
O volume exportado pelos EUA em 2024 foi de 2,4 m milhões de toneladas é o menor desde a safra de 2015 O agro brasileiro, por outro lado, quebrou o recorde de exportação na última colheita de algodão. Os embarques de 2024 somaram 2,8 milhões de toneladas.
O post O mundo precisa do agro brasileiro para fazer roupas apareceu primeiro em Revista Oeste.