Os astros de uma banda de rock costumam ser o guitarrista e o vocalista. Baixistas geralmente permanecem discretos, mantendo o pulso da música sem chamar muita atenção.
Os amantes do baixo formam um mundo à parte – carinhosamente chamado de “baixaria” – com seus próprios ídolos. Geddy Lee é um dos maiores desses ídolos. Ele é o baixista e vocalista do trio canadense de rock progressivo Rush. Seu maior sucesso é a música “Tom Sawyer”, onde exibe sua técnica perfeita e sua voz ardida.
Agora o baixista do Rush partiu para uma nova tarefa: virou apresentador da série Geddy Lee Asks: Are Bass Players Human Too? (“Geddy Lee pergunta: serão os baixistas humanos também?”). Ele se sai muito bem como repórter entrevistando outros especialistas no seu instrumento e conversando sobre música e a vida em geral.
O primeiro episódio é dedicado ao não menos lendário Les Claypool que fez sua fama com outro trio, o Primus. Claypool mostra sua vinícola e ensina Lee a pilotar um trator. O segundo episódio traz Roberto Trujillo, baixista do Metallica – que mostra sua vida como surfista e amante do skate.
Esse episódio mostra metaforicamente uma grande ausência. Trujillo exibe o baixo de Jaco Pastorius, um dos mais originais baixistas de todos os tempos, morto aos 35 anos numa estúpida briga de bar. Os outros dois episódios disponíveis (pela Paramount+) têm como convidados Melissa Auf Der Maur (da banda Smashing Pumpkins) e Krist Novoselic (ex-Nirvana).
O post Geddy Lee no mundo da baixaria apareceu primeiro em Revista Oeste.