Um terremoto de magnitude 5,83 atingiu nesta quinta-feira, 1º, a província de La Rioja, no noroeste da Argentina. O abalo ocorreu por volta das 13h04 (horário local) e foi o mais forte de uma série de três tremores registrados na região ao longo do dia.
As informações são do Centro de Pesquisa para Geociências (GFZ), da Alemanha, que estimou a profundidade do sismo em 10 quilômetros. Antes dele, outros dois tremores — de magnitude 2,7 e 2,8 — ocorreram entre 12h54 e 12h57, segundo o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina.
Terremoto alcança províncias vizinhas
Embora não haja registro de feridos, o terremoto causou susto entre os moradores e chegou a provocar o balanço de prédios altos da província vizinha de Córdoba, conforme o jornal argentino Clarín.
Na cidade de Campanas, localizada junto à serra do Famatina, moradores relataram momentos de tensão. “Nunca mais, depois do que houve em San Juan, senti algo parecido”, afirmou uma senhora de 85 anos. Daniel Olivera, de 42 anos, disse ao jornal La Nación que “jamais viu algo assim na cadeia montanhosa”.
“Começou um dia estranho, muito ensolarado, com uma temperatura incomum para esta época em Famatina”, contou Olivera. “Estávamos preparando um cordeiro no quintal, ouvimos uma explosão. Não sabíamos o que estava acontecendo. Olhamos para a montanha e vimos a poeira, vimos como começou a desmoronar.” Ele foi o autor das primeiras imagens do fenômeno, que rapidamente viralizaram nas redes sociais.
A prefeita de Famatina, Adriana Olima, informou que não houve feridos. “Uma mulher desmaiou por causa do pânico, mas já foi socorrida. Representantes de todas as localidades estão percorrendo as áreas para avaliar a situação e apoiar os mais assustados, pois fazia muito tempo que não se vivia algo assim.”
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
O post Terremoto de magnitude 5,8 atinge noroeste da Argentina e assusta moradores apareceu primeiro em Revista Oeste.