O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 1º, que vai impor sanções secundárias imediatas a qualquer país, empresa ou indivíduo que comprar petróleo ou produtos petroquímicos do Irã. O anúncio foi feito no perfil de Trump em sua rede social, a Truth Social.

O presidente norte-americano ressaltou que os alvos das medidas “não poderão fazer negócios com os Estados Unidos da América de nenhuma forma”.
Leia também: “Trump diz que Brasil ‘ficou rico’ com tarifas aplicadas aos EUA“
A ameaça do chefe da Casa Branca surge em meio a uma nova tensão diplomática. As autoridades adiaram a rodada de negociações nucleares entre Washington e Teerã, prevista para este fim de semana em Roma.
Segundo a Bloomberg, uma das principais agências de notícias dos EUA, representantes do governo disseram que não confirmaram a participação na etapa anterior. Apesar de gestos públicos do Irã sobre a reabertura do diálogo.
Leia também: “Trump, sobre tarifas à China: ‘Não será 145%, mas também não será zero“
A ameaça de punições elevou o preço do barril do petróleo West Texas Intermediate (WTI) em quase 2%, e o produto foi negociado a US$ 59,24. O Departamento de Estado dos EUA também anunciou penalidades contra sete empresas ligadas à venda de petróleo iraniano.
Possível impacto da decisão dos EUA em relação ao petróleo do Irã
As medidas podem atingir diretamente a China, maior compradora de petróleo do Oriente Médio. Especialistas alertam que a pressão da Casa Branca precisa incluir grandes instituições financeiras e empresas asiáticas para surtir efeito.
Os EUA sancionaram a refinaria chinesa Shandong Shengxing Chemical, por comprar mais de US$ 1 bilhão em petróleo bruto da nação persa.
+Leia mais notícias de Mundo na Oeste
Essas ações fazem parte da estratégia dos Estados Unidos de intensificar a pressão econômica sobre a ditadura iraniana, para restringir suas exportações de energia e atingir redes de apoio consideradas hostis à segurança do Estado. O Irã financia grupos terroristas principalmente no Oriente Médio, como o Hezbollah.
O post EUA vão impor sanções a países que comprarem petróleo do Irã apareceu primeiro em Revista Oeste.