O Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) dos Estados Unidos divulgou o relatório final sobre a queda de um jato executivo da Embraer. A aeronave Phenom 300, matrícula N55NR, caiu depois da decolagem, na cidade de Provo, no Utah, em 2 de janeiro de 2023.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A queda vitimou uma pessoa e deixou outras duas gravemente feridas. Segundo a investigação, o acidente foi causado por uma falha do piloto em realizar a remoção do gelo da aeronave antes da decolagem. No dia da queda, as condições climáticas eram adversas.
Testemunhas informaram que a aeronave foi retirada do hangar aquecido, reabastecida e exposta ao tempo sob neve e neblina por cerca de 40 minutos, sem nenhuma atenção ao degelo.
O Phenom 300 decolou, mas, em seguida, começou a rota de queda descontrolada contra o solo. O jato era equipado com um sistema de proteção contra gelo nas asas. Dados mostram que o piloto chegou a ligar o componente antes da decolagem, mas desligou pouco antes de começar a subida.
Relatório final sobre a queda do jato
A análise posterior do NTSB não apontou falhas mecânicas nos sistemas do avião, incluindo o sistema de proteção contra gelo. O acidente aconteceu por causa da perda de sustentação provocada pelo gelo acumulado nas asas, na fuselagem e na cauda.
Embraer Phenom 300 crashes on takeoff from Provo Municipal Airport in Utah, killing a pilot and injuring the other. Two passengers also received injuries in the accident. https://t.co/QW9o6Dl87E pic.twitter.com/ORdStWuBXU
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 3, 2023
O laudo final conclui que a causa provável do acidente foi a falha do piloto, ao afirmar que ele não realizou o procedimento correto de degelo antes da decolagem.
Leia também: “Compromisso com a desonra” , artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
O post Queda de Jato da Embraer tem laudo divulgado nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.