O norte-americano David Gamble, responsável pela área de sanções internacionais do governo de Donald Trump, chega ao Brasil na próxima segunda-feira, 5, para tratar de punições ao ministro Alexandre de Moraes. A informação foi confirmada por Oeste.

O ministro Alexandre de Moraes gerou uma crise diplomática ao suspender contas de integrantes da oposição e de críticos do Supremo Tribunal Federal (STF) em plataformas digitais norte-americanas, como o X e o Rumble. Para o governo de Donald Trump, essa atitude reforçou a imagem de Moraes como um líder disposto a impor sua própria agenda, sem considerar as implicações para a democracia e a liberdade.
Articulação entre governo Trump e Eduardo Bolsonaro
A visita de Gamble resulta da articulação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se licenciou de suas funções na Câmara para permanecer nos EUA, enquanto se defende de perseguições do Judiciário.
David Gamble se reunirá em Brasília com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também deve se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Punição para Gonet
O governo Trump estuda punir não apenas Moraes, mas também outras autoridades brasileiras, como juízes auxiliares do ministro e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Além das punições, também estarão na pauta questões voltadas à segurança pública.

Entre as principais motivações para a visita está o bloqueio da rede social X. Trump considera que Moraes promove censura ao ordenar o bloqueio de perfis de redes sociais e persegue opositores políticos do campo conservador.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Por enquanto, não serão discutidas sanções ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O post Representante do governo Trump é enviado ao Brasil para discutir punição a Moraes apareceu primeiro em Revista Oeste.