Projeções indicam que Anthony Albanese, da esquerda, foi reeleito como primeiro-ministro da Austrália. As eleições parlamentares foram realizadas neste sábado, 3. O candidato da oposição, Peter Dutton, reconheceu a derrota.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
As projeções da Australian Broadcasting Corp indicam que o Partido Trabalhista, de Albanese, vai obter o maior número de assentos na Câmara dos Representantes, superando a coalizão conservadora formada pelos partidos Liberal e Nacional.
Nas redes sociais, Albanese agradeceu.
Partido de Anthony Albanese vai comandar o Parlamento da Austrália
No entanto, algumas disputas eleitorais seguem indefinidas, o que significa que os trabalhistas podem não alcançar a maioria absoluta no Parlamento de 150 assentos. Nesse caso, será necessário formar alianças com partidos menores ou legisladores independentes para garantir um governo eficaz.
O líder do Partido Liberal, Peter Dutton, admitiu a derrota e assumiu “total responsabilidade pelo resultado”. Ele disse que telefonou para Albanese para parabenizá-lo e também conversou com Ali France, o candidato trabalhista que o sucederá no eleitorado de Dickson.
O caso da Austrália é similar ao do Canadá, onde a esquerda, liderada por Mark Carney, derrotou a direita, mesmo com o desgaste do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau.
A vitória trabalhista torna Albanese o primeiro premiê australiano a ser reeleito em duas décadas, desde John Howard em 2004.
O post Esquerda vence na Austrália: primeiro-ministro Anthony Albanese é reeleito apareceu primeiro em Revista Oeste.