Investidor bilionário Warren Buffett anuncia aposentadoria

O investidor Warren Buffett, de 94 anos, anunciou neste sábado, 3, que deixará o comando da Berkshire Hathaway ao final de 2025, depois de seis décadas à frente do conglomerado que se transformou em uma das maiores empresas do mundo.

Buffett, atualmente o quinto homem mais rico do mundo, passará o cargo de CEO para Greg Abel, seu sucessor já designado. O anúncio foi seguido por uma longa salva de palmas do público presente no centro CHI Health.

O encontro também serviu como palco para críticas à política comercial dos Estados Unidos. Sem citar nomes, Buffett apoiou o livre comércio e criticou o uso de tarifas como ferramenta política.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“O comércio não deve ser uma arma”, afirmou, ao dizer que o país deveria se concentrar em fazer o que faz melhor, assim como esperar o mesmo das demais nações. A fala foi vista como uma resposta indireta às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, que deflagraram tensões comerciais globais.

Buffett também expressou preocupação com os impactos da guerra comercial sobre a economia dos EUA e sobre os negócios da própria Berkshire, que reportou queda no lucro trimestral e admitiu não ter como prever todos os efeitos das tarifas em suas operações.

Apesar disso, Buffett reiterou seu otimismo em relação aos EUA e destacou o quanto se sente privilegiado por ter nascido no país. “O dia mais sortudo do mundo é o dia em que nasci: nasci nos Estados Unidos”, disse.

Ele também afirmou que a prosperidade global fortalece a segurança e o bem-estar dos próprios norte-americanos. “Quanto mais próspero for o resto do mundo, mais prósperos seremos, e mais seguros seus filhos se sentirão um dia”, declarou.

Fundada originalmente como uma fábrica de tecidos, a Berkshire Hathaway foi comprada por Buffett em 1965 e hoje controla dezenas de empresas, como ferrovias, seguradoras e redes de fast food. Além disso, detém participações relevantes em empresas como Apple, Coca-Cola e American Express.

Buffett prometeu doar 99% de sua fortuna

O anúncio da aposentadoria de Buffett remete a um compromisso público que ele assumiu há quase duas décadas: doar praticamente toda a sua fortuna à filantropia. Em 2006, Buffett publicou uma carta pública, na qual formalizou sua decisão de destinar mais de 99% de sua riqueza a causas sociais durante sua vida ou depois de sua morte.

Na carta, Buffett explicou que sua decisão de doar quase toda a fortuna não decorre de remorso, mas de reconhecimento pela sorte que teve na vida. “A reação de minha família e minha à nossa extraordinária boa sorte não é culpa, mas sim gratidão”, escreveu.

O investidor ressaltou que nem ele nem seus filhos teriam sua qualidade de vida alterada ao abrir mão de 99% de sua renda. Com fortuna estimada em US$ 168,2 bilhões, Buffett e sua família ainda seriam detentores de US$ 1,6 bilhão — o suficiente para adquirir quase 12 unidades do Boeing 747, um dos maiores jatos comerciais do mundo.

neymar avião 5
Sala de reuniões do Boeing 747 | Foto: Reprodução

Buffett também comparou sua doação à de milhões de cidadãos comuns que, mesmo com poucos recursos, doam parte do que têm a igrejas, escolas ou entidades sociais. “Em termos comparativos, essas pessoas renunciam a mais do que eu jamais farei”, considerou.

O bilionário frisou que sua fortuna é resultado de uma combinação de fatores fortuitos: nascer nos EUA, ser homem, branco, e ter vivido em um sistema de mercado que recompensa habilidades financeiras com bilhões, enquanto médicos, professores e soldados recebem reconhecimentos simbólicos.

Para Buffett, a justiça não está em acumular fortunas desproporcionais, mas em utilizar esses recursos para promover melhorias concretas na vida das pessoas. “Esse restante de 99% pode ter um enorme efeito na saúde e no bem-estar dos outros”, afirmou.

Leia também: “Moscou é uma festa”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 250 da Revista Oeste

O post Investidor bilionário Warren Buffett anuncia aposentadoria apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.