Energia é a base da vida no planeta, seja por meio de alimentos para os seres humanos ou combustíveis para as máquinas. A Toyota decidiu lançar o protótipo de uma caminhonete que une esses dois mundos: o veículo é uma Hilux movida por um biometano, um biogás. É um biocombustível que ser forma com os restos da produção matéria orgânica, como os alimentos.
+ Conheça Curiosamente e desvende um mundo escondido
A montadora mostrou o protótipo na Agrishow de 2028. Realizada entre 28 de abril e 2 de maio. É a maior feira do agronegócio na América Latina.
Por que a Toyota escolheu o biogás?
O biogás é um combustível que surge com a decomposição de matérias orgânicas vegetais e animais. A formação se dá por meio de um leque extenso de materiais — desde os dejetos em granjas e currais até os restos da produção de alimentos como o açúcar, e outros combustíveis, como o etanol.
+ Leia mas notícias de Agronegócio em Oeste
Assim, o novo veículo da Toyota poderia ser abastecido com um biogás gerado pelo próprio agricultor ou pecuarista. Algumas propriedades no Brasil já contam com biodigestores para decompor matéria orgânica e produzir justamente biogás para fins de geração de energia.
Ao mesmo tempo em que a produção desse combustível pode trazer uma economia ao produtor, também existem vantagens ambientais no processo. Entre elas, a redução da emissão de gases poluentes.
O post Toyota lança pick-up movida por ‘restos’ da produção agrícola apareceu primeiro em Revista Oeste.