A divisão entre esquerda e direita passa, essencialmente, pela escolha do caminho que a sociedade deve seguir para alcançar a melhor qualidade de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), oferece pistas claras sobre qual rumo tem dado mais certo: democracia e livre mercado.
+ Conheça Curiosamente e desvende um mundo escondido
A ONU divulgou, nesta terça-feira, 6, os resultados mais recentes do indicador. A escala vai de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano.
Há um padrão evidente: todos os países com IDH acima de 0,9 adotam o modelo econômico capitalista. Além disso, no campo político, a esmagadora maioria é democrática.
Países com IDH mais alto
De acordo com a ONU, 35 nações têm resultados acima de 0,9. Entre elas, apenas os Emirados Árabes Unidos não são uma democracia, embora mantenham uma economia de mercado.
READ NOW!
Our new Human Development Report is out.#HDR2025 explores how AI affects people at different stages of their lives, and how it influences broader social, economic and political processes.
Learn more: https://t.co/iri6zNcLmm pic.twitter.com/hPi7Lh05IQ
— UN Development (@UNDP) May 6, 2025
Os dados mostram que, quase sempre, mais liberdade significa um IDH melhor. Basta observar o topo do ranking: Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Alemanha. São países onde as liberdades de expressão e de empreendimento são pilares fundamentais do desenvolvimento.
O post Democracia e liberdade econômica são os pilares dos países mais desenvolvidos apareceu primeiro em Revista Oeste.