A mineradora Vicuña, formada pela canadense Lundin Mining e pela australiana BHP, anunciou a descoberta de uma das maiores jazidas do mundo, relata o La Nacion. As minas, dentro dos projetos Filo del Sol e Josemaría, localizadas na província de San Juan, Argentina, e na região de Atacama, no Chile, concentram 13 milhões de toneladas de cobre medido, além de grandes volumes de ouro e prata.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Segundo novo levantamento divulgado pela empresa, os depósitos gigantes contêm ainda 25,1 milhões de toneladas de cobre inferido. Há ainda 1 mil toneladas de ouro medido, 1.514 toneladas inferidas, e cerca de 45 mil toneladas de prata entre recursos medidos e inferidos. O depósito está entre os dez maiores do mundo, de acordo com a mineradora.
“Filo del Sol tem sido uma das descobertas de jazidas mais significativas dos últimos 30 anos e uma experiência incrível para todos os envolvidos”, afirmou Jack Lundin, CEO da Lundin Mining.
A quantidade de cobre medido é mais confiável. O termo medido é baseado em dados geológicos detalhados (perfuração próxima e modelagem precisa). Já o inferido tende a ser menos confiável. Indica que há mineralização, mas a estimativa é incerta.
Minas no Chile e Argentina e expansão
O gerente-geral da Vicuña, Dave Dicaire, não escondeu o entusiasmo: “Com essa nova e ampliada base de recursos, estamos em uma posição ideal para continuar avançando rumo ao desenvolvimento de um distrito minerador de grande potencial, que se prevê gerar um impacto substancial nas populações e economias locais e nacionais.”
Leia mais: “Economista libertário critica Trump: ‘O tarifaço é uma insensatez'”
Filo del Sol, que vai até a região do Atacama, no Chile, está em fase de exploração. Josemaría, em pré-construção. O projeto marca uma das principais apostas de expansão mineral na América do Sul.
A Lundin destacou que o “Recurso Mineral” será a base para um relatório técnico conjunto.
“Este relatório está previsto para ser concluído no primeiro trimestre de 2026″, informa o documento. “Esperamos impulsionar Vicuña com nosso parceiro e, juntos, buscamos gerar valor de longo prazo para nossos acionistas.”
A Lundin Mining e a BHP detêm, 50% de participação cada uma.
O Distrito de Vicuña, segundo o portal da Lundin Mining, é uma região com alto potencial geológico. Está localizada na fronteira entre o Chile e a Argentina, entre o cinturão Maricunga ao norte e o cinturão El Indio ao sul. Quatro depósitos conhecidos de cobre e ouro fazem parte da região.
A distância entre Filo del Sol e Josemaría é de cerca de 10 km. A iniciativa faz parte de um projeto integrado que incorpora os dois depósitos.
O post Minas gigantes de ouro são descobertas na Argentina e no Chile apareceu primeiro em Revista Oeste.