O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta mais uma crise política. A operação que investiga as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resultou na demissão de Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência Social. A queda do ex-chefe da pasta trouxe outro problema: o rompimento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) com a base do governo na Câmara dos Deputados.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), Lula sabia que a dispensa de Lupi agravaria a crise com o PDT no Parlamento. Por esse motivo, segundo o político, o presidente demorou para demiti-lo.
A demissão de Carlos Lupi

Em entrevista à edição desta terça-feira, 6, do Jornal da Oeste, Jordy afirmou que a intenção de Lula é “abafar o caso”. “O presidente foi omisso”, disse. “Não quis demitir Lupi porque queria manter os integrantes do PDT como aliados. Também porque quer esconder o escândalo. Não quer que a fraude do INSS seja investigada.”
Apesar dos esforços, a crise no governo Lula foi inevitável. Deputados do PDT afirmaram que o Palácio do Planalto forçou a saída de Lupi sem consultar o partido. Os parlamentares ainda alegam que o governo conduziu a demissão com desrespeito, além de expôr publicamente o ministro, sem oferecer respaldo institucional.
Para o lugar de Lupi, o presidente da República nomeou o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PR). Jordy criticou a indicação. Para o parlamentar, isso é “chover no molhado”. “Queiroz sabia de tudo o que estava acontecendo.”
A proposta de Queiroz sobre os descontos no INSS
Os integrantes do PDT também criticaram a indicação de Queiroz. Eles afirmam que o novo ministro da Previdência Social não tem apoio da legenda para assumir a pasta em nome do partido.

Durante o mandato de deputado federal, Queiroz endossou uma proposta que reduziu a fiscalização sobre os descontos em folha de aposentados e pensionistas do INSS. A emenda prorrogou o prazo para revalidação anual das cobranças. A medida abriu caminho para fraudes bilionárias.
O post Fraude no INSS: ‘Governo Lula quer abafar o caso’, diz deputado apareceu primeiro em Revista Oeste.