Márcia Lopes critica falas machistas de Lula e assume Ministério das Mulheres em meio a crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres. Nesta terça-feira, 6, em entrevista à GloboNews, Márcia afirmou que declarações machistas, mesmo quando feitas pelo chefe do Executivo, não podem ser tratadas com condescendência.

Ela é assistente social, professora, e afirmou acreditar que Lula compreende as políticas públicas voltadas às mulheres. Destacou também que o presidente tem cobrado mais ações nesse campo. Para ela, qualquer atitude que contradiga os valores da igualdade e da democracia precisa ser enfrentada com firmeza.

“Eu penso que a gente jamais pode relativizar essas falas e atitudes que contrariam a nossa luta e a nossa própria história da esquerda, de quem quer democracia e um país igual”, disse a ministra.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Durante um evento realizado em março, Lula comentou que escolheu uma “mulher bonita” para comandar a articulação política. A frase, dirigida à ministra Gleisi Hoffmann, buscava justificar uma estratégia de aproximação com o Congresso. A declaração gerou reação negativa. Foi vista como um exemplo de discurso machista e desrespeitoso.

Márcia Lopes assumiu o comando deixado por Cida Gonçalves

Márcia chegou ao ministério no lugar de Cida Gonçalves. A saída de Cida aconteceu na segunda-feira 5. Ela enfrentava críticas pela condução da pasta e enfrentou denúncias de assédio moral e racismo. A substituição compõe uma série de mudanças que Lula vem implementando em sua equipe ministerial.

Outra alteração possível envolve a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente sob responsabilidade de Márcio Macêdo. Parlamentares do PSD também pressionam o governo. Reclamam do espaço que ocupam e desejam assumir uma pasta de maior destaque do que o Ministério da Pesca, hoje comandado por André de Paula.

Entre as falas machistas do petista está a afirmação que os “amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”. Outra que causou indignação surgiu quando o presidente comentou o aumento da violência doméstica. Ele afirmou que esse tipo de agressão cresce “depois de jogo de futebol”, e ainda acrescentou: “Se o cara é corintiano, tudo bem”.

O post Márcia Lopes critica falas machistas de Lula e assume Ministério das Mulheres em meio a crise apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.