A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, agradeceu, nesta terça-feira, 6, na rede social X, a libertação de cinco asilados políticos no país. Uma operação liderada pelos Estados Unidos buscou os perseguidos na embaixada da Argentina, em Caracas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Uma operação impecável e épica pela liberdade de cinco heróis da Venezuela”, escreveu María. “Meu infinito reconhecimento e gratidão a todos aqueles que tornaram isso possível. Libertaremos cada um dos nossos 900 heróis presos por esta tirania e os 30 milhões de venezuelanos! E com a liberdade, virão mudanças irreversíveis para uma Venezuela de prosperidade, Justiça e paz!”
Una operación impecable y épica por la Libertad de cinco héroes de Venezuela.
Mi reconocimiento y agradecimiento infinito a todos los que la hicieron posible.
Vamos a liberar a cada uno de nuestros 900 héroes presos por esta tiranía y a 30 MILLONES DE VENEZOLANOS!
Y con la… https://t.co/xe5rQomIyH
— María Corina Machado (@MariaCorinaYA) May 7, 2025
Os cinco opositores – Pedro Urruchurtu, Magallí Meda, Claudia Macero, Humberto Villalobos e o ex-deputado Omar González – estavam refugiados na embaixada, sob a custódia do Brasil, há mais de um ano. Conforme relatos, eles enfrentavam condições adversas, como cerco policial do regime do ditador Nicolás Maduro e cortes no fornecimento de energia elétrica e água potável.
Pressão por resgate na Venezuela

A pressão para obtenção de salvo-condutos foi motivada pelos mandados de prisão emitidos pelo Ministério Público da Venezuela contra eles.
Reações internacionais ressaltaram o apoio político à operação. A deputada republicana María Elvira Salazar, dos Estados Unidos, destacou o respaldo do presidente Donald Trump e do secretário Marco Rubio.
Leia também: “A ditadura e a ladroagem”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 267 da Revista Oeste
Já o senador Rick Scott comemorou a liberdade dos presos políticos e indicou o declínio do poder de Maduro. A presidência da Argentina, sob Javier Milei, também manifestou gratidão pelo empenho pessoal de Rubio e afirmou que os asilados são heróis que finalmente recuperaram a liberdade.
Leia mais: “Sob um Estado de medo”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 267 da Revista Oeste
O post Venezuela: María Corina agradece resgate de 5 asilados políticos apareceu primeiro em Revista Oeste.