Rede de farmácias perde valor com balanço que cita aumento da criminalidade

As ações negociadas em Bolsa da RD Saúde, antiga Raia Drogasil, encerraram o pregão desta quarta-feira, 7, com uma queda de 14,75%. O tombo ocorreu principalmente depois da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025 e da teleconferência com investidores. Na ocasião, a companhia detalhou o desempenho nos últimos meses.

Um dos principais pontos de atenção foi a admissão, pela administração da rede, do aumento expressivo de furtos em suas unidades, especialmente de produtos de alto valor agregado como medicamentos emagrecedores. A elevação da criminalidade impactou diretamente a margem bruta da empresa, que ficou pressionada no trimestre, conforme resumo do site InfoMoney.

Rede sofre com queda na rentabilidade

Durante a apresentação ao mercado, a RD Saúde revelou que a perda de estoque, provocada por furtos e roubos, tem sido superior ao normal. A situação atípica afetou de forma relevante a rentabilidade das lojas. A empresa informou que está adotando medidas para atenuar o problema, como a redução de estoques no varejo. Além disso, a rede prometeu proteção extra nas prateleiras e exibição limitada de produtos em mostruários.

Conforme o presidente da companhia, Renato Raduan, os furtos se concentram em medicamentos como Ozempic e similares, com destaque para as unidades no Sudeste. “Tivemos problemas de perdas como fruto de aumento de roubos, especialmente de Ozempic e outros. Sabemos onde está essa perda exatamente. No Nordeste e Sul, isso é marginal. O Sudeste é de fato uma questão”.

O lucro líquido ajustado da RD Saúde no primeiro trimestre de 2025 foi de R$ 177,1 milhões, queda de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A margem bruta da empresa recuou 0,6 ponto percentual, para 26,6%, com lucro bruto consolidado de R$ 2,88 bilhões. O impacto das perdas com furtos foi apontado como um dos principais fatores negativos no desempenho.

Apesar do cenário desafiador, a direção da empresa indicou que o trimestre marca um possível “fundo do poço” para a margem bruta e reafirmou o compromisso com um crescimento sustentável.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

O post Rede de farmácias perde valor com balanço que cita aumento da criminalidade apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.