Em editorial publicado nesta quinta-feira, 8, o jornal O Estado de S. Paulo descreve o isolamento político do presidente Lula como um retrato constrangedor da fragilidade de seu governo. O texto destaca a saída do PDT da base aliada, um partido pequeno, mas historicamente alinhado com o petismo, como um símbolo da perda de apoio até mesmo entre legendas que costumavam ser fiéis.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Segundo o jornal, “o governo do presidente Lula da Silva protagonizou nesta semana mais um capítulo de um enredo cada vez mais constrangedor para o atual mandato”. A ruptura com o PDT, que se considerou desrespeitado depois da demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, evidenciaria a falta de habilidade do Planalto em manter aliados satisfeitos, mesmo quando têm cargos no governo.
Ruptura com PDT é o “retrato pronto e acabado da solidão de Lula”
O editorial afirma que isso é “o retrato pronto e acabado da solidão de Lula”. De acordo com o Estadão, isso destaca que perder o apoio de partidos menores — “dependentes dos holofotes do governo” — escancara o esvaziamento da articulação política do Executivo.
A dificuldade do presidente em negociar com os partidos é associada à concentração excessiva de poder no PT e à falta de uma pauta clara para o país: “Um governo impopular e sem pauta clara para o País, um presidente impaciente para recuperar a popularidade e displicente no diálogo com os partidos”.
“O problema é que os reconhecidos vícios partidários são aguçados mais ainda pela disfuncionalidade do governo (com sua ineficiência crônica) e do sistema (um Executivo enfraquecido, um Legislativo com poderes exacerbados pelo controle do Orçamento e um Judiciário politizado)”, escreveu o jornal.
O jornal conclui que Lula “não entendeu a natureza da “frente democrática” que o elegeu” e que, mesmo depois de quase 30 meses de mandato, não aprendeu com as derrotas no Congresso. Para o Estadão, “Lula vem perdendo o poder de sedução” e o governo mergulha numa “malaise governista, onde se misturam impopularidade, incompetência e horizonte sombrio”.
O post Nem o PDT aguenta mais: Lula afunda em isolamento e constrangimento, diz Estadão apareceu primeiro em Revista Oeste.