Empresa do Grupo Globo, Eletromidia adquire Brasil Outdoor por R$ 80 milhões

Nesta quarta-feira, 7, a Eletromidia, empresa de mídia externa do Grupo Globo, anunciou a aquisição da Brasil Outdoor Ltda. (BOL), operação brasileira da norte-americana Clear Channel, por R$ 80 milhões. A conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

A realização da transação ocorreu por meio da Publibanca, subsidiária da Eletromidia que cuida da publicidade em mobiliário urbano vertical, e não requer a aprovação dos acionistas da empresa.

Conforme comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a BOL opera em várias cidades mediante concessões com prefeituras e locação de espaços publicitários, como pontos de ônibus e relógios eletrônicos.

Aquisição do Grupo Globo e operações da Eletromidia

Dentre as empresas de mídia, o Grupo Globo é o maior beneficiário da desoneração
O Grupo Globo aumentou sua participação na Eletromidia em novembro de 2024 | Foto: Divulgação/Globo

O diretor financeiro da Eletromidia, Ricardo de Almeida Winandy, afirmou que “a aquisição da BOL é complementar à presença da Eletromidia no segmento vertical de ruas e no segmento de mobiliário urbano”.

Já o presidente-executivo da empresa, Alexandre Guerrero, acrescentou que “a operação da Clear Channel se soma de forma coerente ao nosso ecossistema e reforça nosso propósito de transformar as cidades por meio de soluções que geram impacto real na vida das pessoas”.

Leia também: “Imprensa tradicional descobre o PT”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 262 da Revista Oeste

Para a Clear Channel, a venda é parte de uma estratégia para focar nos Estados Unidos e no segmento de mídia aeroportuária. Em janeiro, a empresa vendeu sua unidade no norte da Europa para a Bauer Media Group, por US$ 625 milhões. Além disso, em fevereiro, concluiu a venda de seus negócios no México, Peru e Chile para a Global Media US LLC, em busca de uma melhora em sua liquidez.

O Grupo Globo aumentou sua participação na Eletromidia em novembro de 2024, de 27,5% para 74,5%. A aprovação do Cade saiu em dezembro. No ano passado, o Grupo Globo reportou uma receita líquida de R$ 17,37 bilhões — um crescimento de 8,2% em relação a 2023. Publicou, também, um lucro líquido de R$ 2,067 bilhões — um aumento de 151,7%.

Leia mais: “Os jornalistas da GloboNews e suas bobagens ‘científicas'”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 259 da Revista Oeste

A Eletromidia contribuiu significativamente para o resultado, com uma receita bruta de R$ 1,35 bilhão — um aumento de 29% em relação ao ano anterior. Já o lucro líquido da empresa foi de R$ 198 milhões — um crescimento de 25% em relação a 2023.

O post Empresa do Grupo Globo, Eletromidia adquire Brasil Outdoor por R$ 80 milhões apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.