Trump anuncia acordo comercial com o Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 8, um novo acordo comercial com o Reino Unido. Trata-se do primeiro tratado bilateral desde que o governo norte-americano suspendeu tarifas recíprocas aplicadas a 185 países.

Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que o acordo é “completo e abrangente” e que “consolidará o relacionamento entre os Estados Unidos e o Reino Unido por muitos anos”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O republicano também disse que outros acordos estão em fase avançada de negociação, mas não forneceu detalhes adicionais.

Setores automotivo e metalúrgico estão entre os principais focos

O jornal Financial Times informou que o governo britânico espera avanços principalmente nos setores de automóveis e metais.

Durante a guerra comercial iniciada em seu primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre aço, alumínio e carros. Depois de suspender as tarifas, ele manteve uma taxa global de 10%.

A Casa Branca anunciou que fará um pronunciamento oficial às 10 horas no horário local, isto é, 11 horas no horário de Brasília. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, também demonstrou interesse em revisar tarifas de produtos farmacêuticos e do setor aeroespacial.

Em contrapartida, o Reino Unido cogita reduzir a alíquota de serviços digitais pagos por grandes empresas de tecnologia dos EUA. Também há possibilidade de cortes nas tarifas sobre carne, frutos do mar e automóveis.

+ Leia também: “Banco Central dos EUA descarta corte de juros para conter o impacto das tarifas de Trump”

Segundo o jornal The New York Times, os Estados Unidos estão prestes a concluir novos acordos comerciais com Israel e Índia. O governo Trump ainda negocia com Japão, Coreia do Sul, Vietnã e outras nações asiáticas.

A retomada de negociações bilaterais pode sinalizar uma tentativa de ampliar parcerias estratégicas diante de tensões econômicas com a China e instabilidades no comércio internacional.

O post Trump anuncia acordo comercial com o Reino Unido apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.