Próximo do PSD, Eduardo Leite afirma que PSDB está ‘deixando de existir’

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está cada vez mais próximo de sua filiação ao PSD. O presidente da sigla, Gilberto Kassab, afirmou que está na expectativa pela filiação do político gaúcho. O anúncio deve ocorrer até o domingo 11, quando o governador embarca em viagem oficial para Nova York.

+ Leia mais: “Lula diz que Trump fala ‘bobagens’ e o classifica como ‘anarquista’”

Leite afirmou estar pronto para uma candidatura à Presidência da República, mas sinalizou que a disputa não deve ser viabilizada pelo PSDB. Segundo ele, o partido está “deixando de existir”.

“Tomou-se uma decisão de fazer uma fusão com o Podemos e, provavelmente, essa fusão vai ensejar um novo nome, um novo número, uma nova marca, um novo programa partidário”, disse Leite. “O PSDB, no formato que historicamente se apresentou para a população brasileira, está saindo do cenário. Vai ser um novo partido.”

O governador havia se comprometido com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, a esperar o futuro do partido antes de tomar uma decisão. Na semana passada, os tucanos anunciaram a fusão com o Podemos e tentam atrair o gaúcho com uma possível vaga para concorrer à Presidência da República.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A intenção de Eduardo Leite é liderar um “terceiro polo”, como opção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ele, os concorrentes desperdiçam tempo se atacando, em vez de concentrar esforços em resolver os problemas do país.

PSD já tem pré-candidato

O PSD já anunciou o nome do governador do Paraná, Ratinho Júnior, como pré-candidato ao pleito presidencial de 2026. Se Leite for para o PSD, Kassab afirmou que há possibilidade de o partido ter dois candidatos.

Ratinho Júnior
Ratinho Júnior é filho do apresentador Ratinho, do SBT | Foto: Divulgação/Governo do Paraná

Leite e Ratinho se encontraram no Rio Grande do Sul e conversaram sobre o assunto. O gaúcho disse não ter objeção em não ser o projeto presidencial do partido e se colocou à disposição para ajudar.

Leia também: “Compromisso com a desonra” , artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste

O post Próximo do PSD, Eduardo Leite afirma que PSDB está ‘deixando de existir’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.