Fraude no INSS: associação registrou 1,5 mil filiações por hora em abril de 2023

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou que uma entidade conveniada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou até 1,5 mil novas filiações por hora em abril de 2023. O dado consta em relatório de auditoria divulgado na terça-feira 6.

O caso mais extremo envolve a Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação, de Pernambuco. A entidade realizou mais de 251 mil filiações apenas no mês de abril. Isso equivale a quase 80% de todas as adesões feitas por ela ao longo do ano.

Leia mais: “O ‘Aposentão’ e a doutrina do ‘direito ao crime'”

Segundo a controladoria, considerando uma jornada de 20 dias úteis e oito horas diárias, seria necessário processar entre 778 e 1,5 mil filiações por hora para atingir os números verificados. A estimativa foi divulgada pelo portal UOL.

Entre os exemplos citados pela CGU está a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura. A entidade registrou uma única filiação em maio de 2023 e saltou para 187,8 mil em julho.

Descontos no INSS chegaram a R$ 2,8 bilhões em 2024

A auditoria do CGU analisou 29 entidades que mantêm acordos de cooperação com o governo federal. Elas autorizam descontos diretamente nos pagamentos de aposentados e pensionistas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O relatório também mostra ausência de critérios uniformes nos processos de filiação e autorização dos descontos, o que, segundo a CGU, compromete a transparência e levanta dúvidas sobre a regularidade das operações.

O post Fraude no INSS: associação registrou 1,5 mil filiações por hora em abril de 2023 apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.