Aos 69 anos, Leão XIV é o papa mais jovem desde 1990

O cardeal Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, é o pontífice mais jovem eleito nos últimos 35 anos. Ele nasceu em 14 de setembro de 1955. Com 69 anos, é o primeiro papa com menos de 70 anos desde 1990, quando João Paulo 2º chegou a essa idade já com 12 anos de pontificado.

O novo líder do Vaticano também entra para a história como o primeiro norte-americano a ocupar o trono de São Pedro. Natural da cidade de Chicago, Illinois, Prevost tem dupla cidadania: estadunidense e peruana. Assim, os cardeais o escolheram nesta quarta-feira, 8, depois de quatro rodadas de escrutínio no conclave.

Novo papa tem experiência internacional

Antes de vencer a eleição na Capela Sistina, Prevost chefiava o Dicastério para os Bispos, um dos órgãos mais poderosos do Vaticano, responsável por assessorar o pontífice na nomeação de bispos em todo o mundo. Ele assumiu o posto em 2023.

Matemático de formação, ordenou-se padre aos 22 anos. Viveu cerca de um terço da vida nos Estados Unidos, mas construiu boa parte de sua trajetória entre a América Latina e a Europa. É arcebispo emérito de Chiclayo, cidade a 750 quilômetros de Lima, no Peru.

Assim como Jorge Mario Bergoglio, o argentino que antecedeu Leão XIV, Prevost teve longa atuação pastoral nas chamadas periferias da Igreja. Sua vivência em países latino-americanos e sua ligação com a formação de novos bispos foram fatores decisivos para sua eleição.

No Vaticano, Leão XIV é visto como um nome que pode manter o equilíbrio entre a continuidade das reformas de Francisco e o diálogo com setores mais conservadores da Igreja.

Papado mais jovem da história foi no século XI

Apesar de ser o mais jovem dos últimos tempos, Leão XIV está longe de ser o mais novo da história. Esse título pertence a Bento 9º, que assumiu o cargo pela primeira vez em 1032, em Roma. Relatos históricos divergem: há quem afirme que ele tinha apenas 11 anos; outros indicam 12 ou até 20 anos.

Filho da aristocracia romana e batizado como Teofilacto de Tusculum, Bento 9º ocupou o papado três vezes. Sua trajetória destaca-se por disputas e polêmicas, incluindo a renúncia em 1045, quando, conforme registros, vendeu o cargo para poder se casar.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

O post Aos 69 anos, Leão XIV é o papa mais jovem desde 1990 apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.