O avanço de uma frente fria nesta sexta-feira, 9, provoca mudanças expressivas no tempo em boa parte do Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema frontal, associado a uma área de baixa pressão, traz chuvas intensas, queda brusca nas temperaturas e aumento do risco de temporais localizados.
Segundo a previsão de precipitações acumuladas, o Rio Grande do Sul permanece como o Estado mais afetado, com acumulados superiores a 200 mm em cidades como Uruguaiana, São Gabriel e Pelotas, de acordo com o site Meteored.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O mapa de chuvas confirma a persistência do corredor de umidade sobre o Estado, com instabilidades que se espalham para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. À tarde e à noite, são esperadas pancadas fortes no oeste catarinense e paranaense, com possibilidade de rajadas de vento, raios e queda de granizo.
O mapa de temperaturas mostra claramente o contraste térmico que marca esta sexta-feira. Pela manhã, as temperaturas ainda sobem no Paraná e Santa Catarina, com máximas acima dos 30 °C em cidades como Criciúma.
No entanto, a massa de ar frio começa a avançar sobre o Sul e derruba as temperaturas a partir da noite. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24°C e 17°C, o que sinaliza o começo da mudança.
O mapa de símbolos meteorológicos mostra tempo firme com sol e calor em grande parte do Sudeste pela manhã e começo da tarde. São Paulo registra máxima de 32°C, mas já ao fim da tarde a mudança começa.
Frente fria está prevista para a noite
A chegada da frente fria é prevista para a noite, com risco de tempestades no interior e região metropolitana a partir das 18h. No Rio de Janeiro, o calor predomina até o fim do dia, com previsão de 32°C.
No Centro-Oeste, cidades como Campo Grande (30°C) e Cuiabá (35°C) seguem sob influência do ar quente. Contudo, áreas do oeste do Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso já começam a registrar pancadas de chuva, conforme o avanço do sistema frontal. O mapa de precipitação acumulada também mostra chuvas pontuais nesses Estados.

No Norte, o padrão típico da estação se mantém, com calor e chuvas tropicais em quase toda a região. Cidades como Manaus (31°C) e Belém (30°C) devem registrar instabilidades ao longo do dia.
A sexta-feira marca o começo de um período de instabilidade intensa e queda de temperaturas que deve se intensificar no fim de semana. A população deve estar atenta aos alertas meteorológicos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post Frente fria traz forte mudança do tempo nesta sexta-feira, 9 apareceu primeiro em Revista Oeste.