Papa Leão XIV já visitou o Brasil e tinha viagem marcada ao país

O papa Leão XIV, anteriormente cardeal Robert Prevost, tinha uma viagem programada ao Brasil para um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em ao menos outras quatro ocasiões, ele já esteve no país para eventos com a ordem dos agostinianos.

A nova visita de Prevost ao Brasil estava prevista para ocorrer entre o final de abril e o início de maio, mas o evento da CNBB foi cancelado em razão da morte do papa Francisco e da subsequente eleição do novo pontífice.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Segundo Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, Prevost aceitou prontamente o convite para participar da assembleia geral dos bispos, o que demonstra seu apreço pela Igreja no Brasil. O evento, que seria realizado em Aparecida (SP), incluiria um retiro espiritual para os bispos do país.

Dom Ricardo destacou que Prevost já tinha adquirido as passagens aéreas e estava preparado para conduzir as meditações durante o retiro. Em fevereiro deste ano, a liderança da CNBB visitou Prevost, que na época era o prefeito do Dicastério para os Bispos, para formalizar o convite.

O novo papa tem uma longa história de visitas ao Brasil. Ele esteve no país em várias ocasiões, incluindo os anos de 2004, 2008, 2012 e 2013. Em 2004, visitou o Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte, e em 2008 esteve em Campinas, cidade próxima a São Paulo.

Histórico de visitas ao Brasil

Leão XIV, o novo papa da Igreja Católica | Foto: Reprodução/VaticanNews

Durante suas visitas em 2012, Prevost passou pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e interagiu com comunidades agostinianas locais. Em 2013, participou da programação oficial da Pré-Jornada Mundial da Juventude em São Paulo, um evento de grande importância para a Igreja Católica.

Frei Jeferson Felipe Cruz, da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, descreveu Prevost como um homem reservado, mas muito cortês e sereno. “Nessa ocasião [2012, em Minas Gerais], eu fiz a profissão solene e tive a graça de emitir os votos nas mãos dele”, disse.

Leia mais: “Um pontífice além de rótulos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 268 da Revista Oeste

Frei Maurício Rocha, prior da Província Agostiniana do Brasil, também falou sobre a ligação de Leão XIV com a América Latina. Ele enfatizou a dedicação do papa em promover a unidade e o carisma agostiniano. A CNBB, juntamente com outras instituições católicas brasileiras, expressou grande alegria pela escolha de Leão XIV como novo papa.

Em comunicado oficial, o órgão saudou o novo líder, sob o destaque de “profunda alegria e gratidão a Deus” com que recebeu o sucessor de Francisco. A arquidiocese de São Paulo também celebrou a eleição de Leão XIV, de modo a ressaltar seu perfil missionário e experiência internacional.

Reações à eleição de papa Leão XIV

Segundo Dom Cícero Alves de França, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Leão XIV “é um missionário por excelência, viveu fora de sua terra natal e topou a miséria humana”. Nascido em Chicago e poliglota, o novo papa é visto como um religioso que transcende fronteiras.

Viveu duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado, liderou sua ordem religiosa internacionalmente e ocupou um dos cargos mais influentes no Vaticano. Para os frades agostinianos, o novo pontífice deve dar continuidade a muitas das obras iniciadas por papa Francisco, mas com sua própria perspectiva.

Leia também: “Papado em reflexão”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 266 da Revista Oeste

O post Papa Leão XIV já visitou o Brasil e tinha viagem marcada ao país apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.