Japão pode liberar importação de carne bovina brasileira ainda em 2025, diz Abiec

O Japão pode abrir seu mercado à carne bovina brasileira ainda em 2025. A confirmação veio do presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, durante uma coletiva de imprensa. Ele demonstrou confiança na aprovação, mesmo sem anunciar uma data específica.

“Estamos trabalhando e apoiando o governo brasileiro para que isso aconteça ainda em 2025”, declarou.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

O processo de habilitação entrou em uma nova fase. A análise agora se concentra no sistema de inspeção sanitária do Brasil. As questões técnicas e os debates sobre a qualidade da carne já foram superados.

“Não se está discutindo qualidade nem critérios da carne brasileira”, disse Perosa. “O que está em avaliação agora é se o sistema de inspeção sanitária funciona.”

Uma autoridade japonesa visitou o Ministério da Agricultura, em Brasília, no início de maio. A reunião teve como objetivo preparar o retorno da missão oficial ao Brasil. A nova visita está marcada para a segunda quinzena de junho.

“Eles vão voltar aqui para avaliação do sistema sanitário brasileiro”, afirmou. “Não é habilitação por plantas, é uma visita para avaliar o sistema de inspeção federal.”

O governo brasileiro escolheu a data da missão de forma estratégica. A articulação buscou aproveitar o reconhecimento internacional do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação. Esse novo status pode permitir a inclusão de mais Estados na lista de regiões habilitadas para exportar ao Japão.

A etapa seguinte deve envolver a elaboração de um relatório técnico por parte das autoridades do Japão

A etapa seguinte deve envolver a elaboração de um relatório técnico por parte das autoridades japonesas. Em seguida, começam os procedimentos internos no Japão. O prazo estimado gira em torno de dois meses.

“Depois dessa visita, eles voltam, escrevem um relatório, aí tem um prazo para processar”, enfatizou Perosa. “Eu acredito que mais uns 60 dias.”

O post Japão pode liberar importação de carne bovina brasileira ainda em 2025, diz Abiec apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.