Meu celular Motorola Edge 30 completou dois anos. No início uma carga completa de sua bateria durava entre um dia e meio e dois dias. De uma semana para cá ela tem durado pouco mais de duas horas.
Conformado, comecei a ir atrás de preços para um modelo novo. Mesmo sabendo que, fora a bateria, o celular está funcionando muito bem. Até que ontem descobri uma matéria no site Tecnoblog com o seguinte título: “Sua bateria também está acabando rápido? Donos de Android se queixam desse problema”.
Foi quando descobri que o problema não era só meu. A dona de um Galaxy A24 5G reclamou no site Reddit que o celular dela estava descarregando rápido demais e também esquentando mais que o normal. A dona de um Motorola contou que “colocou o modelo em modo avião, foi dormir com 70% e acordou com 12%”.

A causa para o problema ainda é um mistério. O site da Tecnoblog sugeriu que o problema poderia estar no software Google Play Services. “um software gerido pelo Google e que auxilia na integração dos serviços online da empresa com o sistema em si”. Procurada, a Motorola disse que estava ciente do problema e trabalhando numa investigação com seus parceiros. E que já está providenciando uma atualização do software.
Hoje mesmo o Google disponibilizou a versão 14 do sistema operacional Android, com algumas novidades visuais e de segurança. Mas o mistério do descarregamento mais rápido da bateria permanece.
O post O mistério da carga do celular apareceu primeiro em Revista Oeste.