As teorias da conspiração sobre o papa Leão XIV

O 267º papa na história da Igreja Católica é o norte-americano Robert Francis Prevost, com o nome de Leão XIV.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A fumaça branca que anunciou a eleição do novo papa surgiu da chaminé às 18h07. A busca por curiosidades relacionadas ao Santo Padre começou imediatamente. Assim como as teorias das conspiração em torno de sua eleição. 

Papa Leão XIV logo após ser eleito | Foto: REUTERS/Yara Nardi/File Photo
Papa Leão XIV logo após ser eleito | Foto: Yara Nardi/File Photo/Reuters

Nos últimos dias, surgiram duas teorias sobre a nomeação do ex-bispo de Chiclayo, no Peru, ambas ligadas à política norte-americana.

A primeira envolve o presidente norte-americano Donald Trump. Nesta semana, o republicano polemizou ao publicar nas redes sociais uma imagem — criada por inteligência artificial — em que aparece vestido de papa.

Uma teoria da conspiração que circula nas redes sociais fala de um suposto cheque de US$ 14 milhões que o presidente norte-americano teria doado ao Vaticano por ocasião do funeral do papa Francisco. Uma quantia considerável e fundamental para os cofres da Santa Sé, que enfrentam um rombo de cerca de US$ 70 milhões.

A trama da teoria da conspiração seria esta: graças a esse dinheiro, o chefe da Casa Branca teria dado um impulso ao seu candidato preferido: o cardeal norte-americano Prevost. Seria a mais clássica das interferências. Embora, na realidade, os Estados Unidos sempre foram um grande contribuidor da Santa Sé. Sem contar que, recentemente, Leão XIV não poupou críticas à Casa Branca. Nas redes sociais, o pontífice discutiu até mesmo com o vice-presidente JD Vance.

Papa republicano

Segunda teoria da conspiração sobre a eleição do Papa: Prevost seria um militante do Partido Republicano dos Estados Unidos.

Isso por causa de seu registro eleitoral de Chicago. Nos EUA, os eleitores devem se registrar em seu próprio distrito eleitoral para votar. Ao fazer isso, você pode indicar suas inclinações políticas e então se registrar como “eleitor democrata”, “eleitor republicano” ou “independente”.

E o cardeal Prevost teria se registrado como republicano. E isso, segundo a teoria, explicaria a influência de Trump e do mundo conservador.

Papa Leão XIV é apresentado oficialmente ao mundo | Foto: Divulgação/Vaticano
Robert Francis Prevost escolheu nome tradicional para iniciar seu papado | Foto: Divulgação/Vaticano

Mas há um detalhe que está longe de ser secundário e que acaba com essa teoria: essa prática não está prevista no Estado de Illinois, onde fica Chicago. De acordo com a rede norte-americana CBS, Prevost também já votou nas primárias democratas e republicanas.

Parentesco com escritor francês

Outra fake news que surgiu nas últimas horas seria a relação entre o novo Santo Padre e o escritor Antoine François Prévost.

Apesar do sobrenome semelhante e das origens francesas do Pontífice, não há nenhum documento que ligue a família Prevost de Illinois à do romancista transalpino.

As origens do novo papa, conforme certificado pelo Vaticano, podem ser rastreadas até uma linhagem familiar muito distinta, sem nenhuma conexão conhecida com a de Antoine François Prévost.

O post As teorias da conspiração sobre o papa Leão XIV apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.