Um estudo do Grupo de Trabalho de Grandes Comunidades contra o Antissemitismo (J7) revelou um salto expressivo de crimes e hostilidades contra os judeus em países ocidentais.
A Austrália registrou o maior aumento proporcional em 2024: 317% de crescimento nos casos. Nos Estados Unidos, a alta foi de 5%, mas segue uma escalada preocupante observada desde 2021.
Entre 2021 e 2023, os EUA já haviam enfrentado um aumento de 227% nos incidentes antissemitas. Segundo os autores do estudo, a tendência se agravou depois dos ataques do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadearam nova onda de hostilidade contra judeus no Ocidente.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A vice-presidente sênior da Liga Antidifamação, Marina Rosenberg, explica que a perseguição atingiu níveis inéditos nas últimas décadas.
Como resultado, ela defende a adoção, por parte dos governos, das Diretrizes Globais para Combater o Antissemitismo como forma de garantir a integridade física e moral das comunidades judaicas.
O relatório alerta que, diante do aumento das agressões, muitos judeus têm escondido sua identidade em ambientes públicos e profissionais. Segundo Rosenberg, o cenário atual exige respostas urgentes dos países democráticos.
Na Argentina, Mauro Berenstein, presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas, denunciou o crescimento de discursos antissemíticos travestidos de “pensamento crítico” em escolas, universidades e locais de trabalho.
Para ele, a retórica hostil tem sido usada como desculpa para perpetuar preconceitos antigos.
Estudo reforça preocupação histórica com antissemitismo
Daphne Klajman, pesquisadora do tema e coordenadora do Hillel Rio, comemorou a escolha de Berlim como sede da apresentação. Ela recorda que a Alemanha, hoje, lidera centros de pesquisa avançada sobre o ódio contra judeus.
+ Leia também: “Rio de Janeiro lidera campanha de combate ao antissemitismo”
O J7 reúne representantes judaicos da Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. O grupo apresentou o relatório durante um evento realizado em Berlim, na quarta-feira 7, no aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
O post Estudo revela avanço do antissemitismo no Ocidente apareceu primeiro em Revista Oeste.