O Vaticano apresentou neste sábado, 10, o brasão oficial do papa Leão XIV. No símbolo, o pontífice manteve o lema da época em que exercia o episcopado em Chiclayo, no Peru, o que revela uma identidade espiritual enraizada na tradição agostiniana.
O monarca retirou o lema In Illo uno unum (“Nele que é um, somos um”) de uma homilia de Santo Agostinho sobre o Salmo 127. A frase expressa a visão pastoral e conciliadora de Leão XIV, voltada à comunhão e à unidade da Igreja Católica.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Ao mesmo tempo, o brasão papal preserva a composição que Robert Prevost utilizou em sua consagração episcopal.
Ele é dividido em dois setores diagonais: no topo, com fundo azul, aparece um lírio branco. Na parte inferior, sobre um fundo claro, está uma insígnia que remete à Ordem de Santo Agostinho — um livro fechado com um coração transpassado por uma flecha. Esse conjunto de imagens traduz visualmente a transformação espiritual de Santo Agostinho.
Pope Leo XIV’s coat of arms offers a clear reflection of his Augustinian roots and the values he seeks to promote during his pontificate, particularly unity and communion within the Church.
The shield is divided diagonally into two sections. The upper half features a blue… pic.twitter.com/gMkS8T6ecj
— Vatican News (@VaticanNews) May 10, 2025
O então bispo de Hipona — cidade antiga, hoje localizada no território da Argélia — descreveu a própria conversão radical como uma experiência de ser “ferido pela Palavra”, conforme a célebre citação: “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a Tua Palavra”).
+ Leia também: “A origem do nome Leão para os papa”
Em entrevista ao jornal Vatican News, em julho de 2023, o então cardeal Prevost já havia explicado que unidade e missão formam o centro de sua ação pastoral.
“Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental”, disse Prevost. “Agostinho fala muito sobre a unidade da Igreja e sobre a necessidade de vive-la.”
Elementos marianos reforçam devoção pessoal de Leão XIV
O lírio branco carrega um forte simbolismo mariano. Em entrevista à agência espanhola ACI Prensa, o padre David Spinelli, especialista em heráldica eclesiástica, explicou que a escolha da flor representa pureza, inocência e a fidelidade do novo pontífice à Virgem Maria.
“Tudo tem um significado”, argumenta Spinelli. “É um homem mariano, como já se notou quando rezou a Ave Maria da sacada central da Basílica de São Pedro.”
+ “Leão XIV adota símbolos tradicionais e marca ruptura estética com Francisco”
O padre também destacou a coincidência simbólica da eleição de Leão XIV em 8 de maio. Na mesma data, a Igreja celebra a Súplica a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. O Beato Bartolo Longo fundou um santuário homônimo e compôs a oração.
O post Vaticano apresenta brasão de Leão XIV: símbolo exalta unidade da Igreja e espiritualidade agostiniana apareceu primeiro em Revista Oeste.