O papa mais antigo registrado em vídeo

O registro mais antigo de um papa em vídeo foi feito em 1898 e mostra Leão XIII. À época, o sumo pontífice tinha 88 anos. Ele liderou a Igreja Católica por 25 anos.

+ Leia mais notícias de História em Oeste

A filmagem histórica foi realizada por William Kennedy Dickson, um dos inventores das primeiras câmeras de cinema, que trabalhava com o cientista Thomas Edison nos Estados Unidos. O registro capturou não apenas o primeiro papa em vídeo, mas também uma das pessoas mais idosas filmadas na época.

O legado do papa Leão XIII

Leão XIII conduziu a Igreja Católica de 1878 a 1903. Seu papado foi marcado por mudanças na postura do Vaticano diante das transformações políticas do século 19, como a industrialização e o fortalecimento dos Estados-nação.

Em 1891, ele lançou a encíclica Rerum Novarum. O documento abordava a condição dos trabalhadores na era industrial. O papa condenou tanto o liberalismo econômico quanto o socialismo ateu. A encíclica defendia, por exemplo, o direito à propriedade privada e a responsabilidade do Estado em proteger os mais pobres.

Trajetória e contribuições

Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci, nascido em Carpineto Romano, Itália, era o nome de batismo de Leão XIII. Ele tinha formação em filosofia, teologia e direito. Antes de se tornar papa, serviu como diplomata da Santa Sé. O religioso também foi arcebispo e núncio apostólico na Bélgica. Pio IX o nomeou cardeal em 1853.

Papa Leão XIII ficou marcado pela inovação dentro da Igreja Católica | Divulgação/Vaticano
Papa Leão XIII ficou marcado pela inovação dentro da Igreja Católica | Divulgação/Vaticano

Leão XIII assumiu o trono papal num contexto de conflito com o novo Estado italiano, que havia tomado os Estados pontifícios em 1870, um domínio que ele se recusou a reconhecer. Durante o extenso pontificado, um dos mais longos da história, ele também buscou renovar a vida intelectual e espiritual da Igreja.

Leia mais: “Quem foi Leão XIII e quais os marcos de seu papado”

Ele escreveu mais de 80 encíclicas. Também incentivou a abertura dos arquivos secretos do Vaticano para estudiosos, além de fomentar estudos bíblicos com base em métodos científicos e defender o ensino religioso nas escolas públicas. Leão XIII morreu em 1903, aos 93 anos. Foi sucedido por Pio X.

O post O papa mais antigo registrado em vídeo apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.