Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” amazonense, está foragida há mais de três meses. Em 29 de janeiro deste ano, a 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas do Tribunal de Justiça do Amazonas expediu um mandado de prisão contra ela.
A ordem judicial foi emitida depois do trânsito em julgado da ação penal na qual Luciane foi condenada a 10 anos de prisão por associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O último recurso foi negado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: “‘Dama do Tráfico’ recebe indenização de R$ 200 mil”
Ela recorria em liberdade até a decisão final da Justiça. Desde a decisão do STF, no entanto, não há informações oficiais sobre o paradeiro de Luciane.
A “Dama do Tráfico” é casada com Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas. Ele é uma das lideranças da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas.
“Dama do Tráfico” se reuniu com membros do governo Lula em 2023
Em 2023, Luciane participou de duas reuniões com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, ela ainda respondia o processo em liberdade.
A “Dama do Tráfico” participou de um evento de combate à tortura organizado pela pasta. A viagem do Amazonas a Brasília, paga com dinheiro público, custou cerca de R$ 6 mil, de acordo com o Painel de Viagens do Ministério da Fazenda.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Uma das responsáveis pela visita de Luciane ao Ministério da Justiça, a servidora Érica Meireles de Oliveira, deixou o cargo que ocupava no ano seguinte à visita. Ela trabalhava no Ministério dos Direitos Humanos como coordenadora de gabinete da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos.

Na quarta-feira 9, Érica voltou ao governo Lula. Dessa vez, ela vai atuar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, órgão sob o comando da ministra Gleisi Hoffmann.
O post Condenada a 10 anos de prisão, ‘Dama do Tráfico’ está foragida há mais de 3 meses apareceu primeiro em Revista Oeste.