Ao falar do TikTok, Janja causa constrangimento em encontro de Lula com Xi Jinping

Durante um encontro oficial entre a delegação brasileira e o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, a primeira-dama, Janja, causou desconforto ao pedir a palavra para criticar o TikTok. O portal g1 divulgou a informação na tarde desta terça-feira, 13.

Segundo integrantes da comitiva, Janja afirmou que o aplicativo chinês estaria impulsionando conteúdos da direita e contribuindo para o avanço da “extrema direita” no Brasil. Ela disse que o algoritmo favorece esse tipo de “narrativa” e sugeriu que a plataforma representa um risco.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O próprio Xi Jinping respondeu que o Brasil tem autonomia para regular ou até mesmo proibir o uso do TikTok, caso considere necessário.

A intervenção de Janja

De acordo com um ministro presente, a intervenção se deu fora de contexto. Não havia espaço previsto para declarações nesse tipo de audiência. O gesto pegou todos de surpresa.

Integrantes da comitiva classificaram o episódio como constrangedor. Disseram que a fala de Janja destoou do tom positivo da viagem, que teve bons desdobramentos econômicos para o Brasil.

A primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, também teria se incomodado com o comportamento de Janja, considerado inadequado e desrespeitoso diante de Xi Jinping.

O tema do TikTok é sensível para os chineses. A plataforma enfrenta pressão nos Estados Unidos, onde o governo tenta forçar sua venda a uma empresa americana — medida que vem irritando Pequim.

Leia também: “A antiprimeira-dama”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 244 da Revista Oeste

O post Ao falar do TikTok, Janja causa constrangimento em encontro de Lula com Xi Jinping apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.