Guga e Daiane dos Santos são incluídos no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil

Quatro nomes de destaque do esporte nacional foram incluídos no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em cerimônia realizada nesta terça-feira, 14, no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.

Gustavo Kuerten, Daiane dos Santos, Edinanci Silva e Afrânio Costa receberam homenagens pela trajetória marcante no cenário esportivo brasileiro e internacional.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

Os homenageados deixaram registros de mãos ou pés em moldes que passam a integrar o acervo do Centro de Treinamento do COB. A seleção dos atletas se deu por uma comissão especializada, que reconhece diferentes modalidades e trajetórias de relevância. No caso de Afrânio Costa, morto em 1979, um familiar representou o atirador na entrega da honraria.

O que é o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro

O presidente do COB, Marco La Porta, destacou a importância do evento. “O Hall da Fama do COB é uma celebração da história olímpica brasileira e da dedicação dos nossos atletas”, disse o dirigente ao portal oficial do comitê. “Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa representam o talento, a perseverança e o espírito olímpico que inspiram gerações.”

Desde sua criação, em 2018, o Hall da Fama do COB já reuniu 35 personalidades, incluindo nomes como Torben Grael, Sandra Pires, Jackie Silva e Vanderlei Cordeiro de Lima. Os moldes dos novos integrantes serão exibidos permanentemente no Centro de Treinamento, e biografias detalhadas com fotos, vídeos e registros históricos estarão disponíveis em uma página digital dedicada no site oficial do COB.

A trajetória de Guga, Daiane dos Santos, Edinanci e Afrânio

O catarinense Gustavo Kuerten brilhou no tênis entre o fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Conquistou três títulos em Roland Garros e liderou o ranking da ATP por 43 semanas. Em quase 20 anos de carreira, somou 28 títulos: 20 em simples e oito em duplas, além de representar o Brasil nas Olimpíadas de Sydney 2000 e Atenas 2004.

Daiane dos Santos entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira campeã mundial de ginástica artística, em 2003, nos Estados Unidos. Especialista no solo, criou dois movimentos com o técnico Oleg Ostapenko e conquistou cinco medalhas pan-americanas, sendo duas de prata e três de bronze.

Edinanci Silva, natural da Paraíba, foi pioneira ao se tornar a primeira judoca brasileira a competir em quatro Jogos Olímpicos. Colecionou duas medalhas de bronze em mundiais e dois ouros nos Jogos Pan-americanos, além de alcançar a quinta posição nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Afrânio Costa, nascido em Macaé, destacou-se por conquistar a primeira medalha olímpica do Brasil, uma prata no tiro esportivo nos Jogos de 1920. Atuou também como chefe da delegação de tiro e buscou apoio de outros países depois de um roubo de equipamentos, além de ter exercido papel de dirigente no Fluminense.

O post Guga e Daiane dos Santos são incluídos no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.