O homem que tentou agredir o vereador Carlão Pelo Bem (PL) com uma faca, na Câmara Municipal de João Pessoa, já havia sido candidato a vereador e deputado estadual pelo PT e, depois do episódio na quinta-feira 15, apareceu em vídeo fazendo o gesto do “L” com as mãos — símbolo da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Identificado como José Belo, o suspeito foi abordado por jornalistas na saída da delegacia e negou que tivesse a intenção de ferir o vereador. “Eu não sou criminoso, não”, disse o ex-filiado ao PT. “Entrei pra conversar com ele.” Questionado sobre o porte da faca, afirmou que carregava o objeto por segurança pessoal. “João Pessoa tem muitos marginais, muitos moradores de rua”, declarou. “E eu para me defender ando com a minha faca.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante a entrevista, Belo também afirmou que costuma circular com a faca em órgãos públicos como o fórum e o Tribunal de Justiça, e alegou que a Câmara não possui detectores de metais. “A pessoa pode entrar armada”, disse. Ele sugeriu que a entrada com arma branca só foi possível por uma suposta falha na segurança do prédio.
Ao ser questionado sobre a semelhança entre o caso e o atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro, em 2018, José Belo respondeu: “É, justamente.” Em seguida, fez o gesto do “L”, em alusão a Lula, diante das câmeras.
O caso ocorreu no gabinete de Carlão Pelo Bem, vereador ligado ao ex-presidente Bolsonaro. O suspeito foi contido por assessores e seguranças antes de conseguir atingir o parlamentar.
PT afirmou que José Belo não é mais filiado ao partido
Em nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou que José Belo não é mais filiado à legenda. A direção estadual classificou o episódio como “lamentável”, mas atribuiu parte do clima político à “violência da direita conservadora”, o que gerou críticas por parte do vereador Carlão. “Eles deveriam ter mais responsabilidade diante da gravidade dos acontecimentos”, afirmou o parlamentar em entrevista a jornalistas.
A Polícia Civil investiga o caso. José Belo não foi preso em flagrante, mas pode responder por tentativa de lesão corporal ou ameaça.
O post Ex-candidato do PT que tentou esfaquar vereador do PL fez o ‘L’ em vídeo; veja apareceu primeiro em Revista Oeste.