O presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Samir Xaud, registrou, na manhã deste domingo, 18, sua chapa para a eleição à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele será o único candidato a se apresentar para o pleito da entidade, que está programado para o dia 25 de maio.
Leia também: “Outro 7 a 1”, reportagem de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky publicada na Edição 269 da Revista Oeste
No papel, o bloco de Xaud reuniu 25 federações e dez clubes. Assim, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de Futebol, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. Segundo o estatuto da CBF, é necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa.
Entre as federações, só São Paulo e Mato Grosso não apoiaram Xaud. Entre os clubes, a chapa do presidente da FRF conseguiu o apoio formal de Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma.
Samir Xaud, de 41 anos, é natural de Boa Vista, capital de Roraima. O dirigente é médico infectologista e filho de Zeca Xaud, ex-presidente da FRF. No comando da CBF, ele terá mandato que irá de 2025 a 2029.

O cenário da nova eleição surgiu depois que a Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF. Mesmo enquanto ele aguarda parecer por parte do Supremo Tribunal Federal, a entidade, por meio do presidente interino, Fernando Sarney, marcou o pleito para definir o substituto.
Críticas de Ronaldo Fenômeno
Em Ímola, na Itália, onde acompanhou o Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, neste domingo, Ronaldo Fenômeno criticou o formato de eleição para o comando da CBF. O ex-atacante também reclamou do poder dado às federações.
“Enquanto o estatuto da CBF for esse, em que o poder fica na mão dos 27 presidentes de federações, essa palhaçada vai continuar”, afirmou Ronaldo em entrevista à TV Bandeirantes. “Não há chance de reforma no futebol brasileiro.”
Os vice-presidentes inscritos na chapa de Samir Xaud
• Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense de Futebol);
• Fernando José Macieira Sarney (atual presidente interino da CBF e ex-membro do conselho da Fifa);
• Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva);
• Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de relações institucionais da CBF);
• José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol);
• Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana de Futebol);
• Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense de Futebol); e
• Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense de Futebol).
Chapa encabeçada por Xaud se manifesta
A chapa sob liderança de Xaud se manifestou. Em comunicado, afirma-se o compromisso de modernização da CBF.
“A chapa Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização nascem com o compromisso de transformar a administração do futebol brasileiro por meio da transparência, da inclusão e da modernização da gestão. Vamos ampliar os investimentos no desenvolvimento do futebol em todas as regiões do país, fortalecendo clubes, federações e o futebol de base.
Nosso objetivo é aprimorar a utilização dos recursos da CBF com responsabilidade e clareza, garantindo uma gestão mais eficiente, aberta ao diálogo e com foco em resultados concretos. Trabalharemos para enfrentar os principais desafios estruturais do futebol brasileiro, como o calendário, a profissionalização da arbitragem, a melhoria dos gramados, a segurança nos estádios e o fortalecimento das ligas”.
Também olharemos com atenção para o futebol amador e para aqueles que ficam muitas vezes invisíveis no sistema. Vamos promover uma gestão que valorize o futebol feminino, combata qualquer tipo de discriminação e abrace a sustentabilidade.
Apresentamos uma chapa comprometida com a renovação e com a modernização da gestão do futebol brasileiro, com propostas concretas para tornar a CBF mais eficiente, transparente e alinhada aos desafios atuais.
O futebol brasileiro precisa de planejamento de longo prazo, decisões técnicas e escuta ativa. Acreditamos que ouvir clubes, federações, atletas, árbitros, comissões e torcedores é essencial para modernizar e democratizar a governança do nosso esporte.
As nossas seleções serão prioridades. Vamos garantir diretorias de seleção fortes e autônomas, com total liberdade para tomar decisões técnicas e formar um time preparado para os grandes desafios. Para a Seleção Principal Masculina, reafirmamos nosso compromisso com o técnico Carlo Ancelotti. Os termos já acordados serão integralmente mantidos, garantindo estabilidade e continuidade ao projeto esportivo da equipe. Estamos confiantes de que, com a preparação adequada, chegaremos à Copa do Mundo de 2026 prontos para conquistar o título e fazer o Brasil brilhar novamente no cenário mundial. O futuro do futebol brasileiro é coletivo. E o nosso compromisso é construído com todos — com transparência, respeito e responsabilidade”.
O post Samir Xaud inscreve chapa e vai ser candidato único à presidência da CBF apareceu primeiro em Revista Oeste.