Lula homenageia Xuxa e relança maior premiação da cultura

O Ministério da Cultura realiza nesta terça-feira, 20, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, principal honraria do setor. Ao todo, 111 personalidades brasileiras e 14 instituições receberão a condecoração. O ator Ary Fontoura, a apresentadora Xuxa Meneghel e o humorista Paulo Vieira estão entre os homenageados.

A cerimônia marca o retorno da premiação, suspensa desde 2019. Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro interrompeu a solenidade. Agora, com o tema “Democracia e Cultura,” a pasta celebra os 40 anos de sua fundação.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento”, disse Margareth Menezes, ministra da Cultura. “É o reconhecimento da cultura enquanto alicerce para a democracia e para a construção de um país mais inclusivo e diverso.”

Como resultado, o governo reconhecerá os homenageados em três graus distintos: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para atuações relevantes em suas áreas.

Evento da Cultura reinaugura Palácio Gustavo Capanema

O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Durante a solenidade, o governo também vai reinaugurar o Palácio Gustavo Capanema.

Símbolo do modernismo brasileiro, o prédio permaneceu fechado por dez anos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no âmbito do Novo PAC, conduziu uma reforma ampla no edifício.

+ Leia também: “TCU suspende licitação do Ministério da Cultura”

A restauração do Capanema incluiu, por exemplo, modernização elétrica, hidráulica, sanitária e do sistema de combate a incêndios, além da recuperação de elementos originais da década de 1940, como luminárias, persianas e o mobiliário.

Os jardins de Burle Marx também passaram por intervenção. Até o segundo semestre, as obras de arte presentes no edifício também serão restauradas. Ao todo, a União destinou R$ 84,3 milhões para as reformas.

O post Lula homenageia Xuxa e relança maior premiação da cultura apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.