O deputado federal José Medeiros (PL-MS) pediu ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados a suspensão do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por quebra de decoro parlamentar. Segundo a representação, Janones usou as redes sociais para chamar o também deputado Gilvan da Federal (PL-ES) de “vagabundo”.

Além de Janones, Medeiros protocolou representações contra as deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), com o mesmo pedido de suspensão do mandato.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No caso de Sâmia, o deputado do PL afirma que a parlamentar ofendeu o colega de mandato Paulo Magalhães (PSD-BA) ao chamá-lo de “desgraçado”. O xingamento ocorreu durante a leitura do parecer de Magalhães no processo contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), marido de Sâmia.

Quanto a Fernanda Melchionna, a representação menciona declarações feitas durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A psolista chamou parlamentares da oposição de “genocidas”, “delinquentes”, “lixo” e “chorume”. As falas estão registradas nas notas taquigráficas da Casa.
“São condutas incompatíveis com o decoro parlamentar”, afirmou Medeiros. “Atitudes puníveis com a perda do mandato.”
O parlamentar do PL cobrou que os três sejam julgados com o mesmo rigor aplicado à direita, como ocorreu com Gilvan da Federal, alvo recente de sanções.
Janones no Conselho de Ética
Não é a primeira vez que Janones é alvo de representação no Conselho de Ética da Câmara. Em junho de 2024, o colegiado arquivou um processo contra o parlamentar, acusado de envolvimento em um suposto esquema de “rachadinha”. O caso foi encerrado por 12 votos a 5, com base no argumento de que os fatos denunciados ocorreram fora do atual mandato — o que, segundo o relator, impedia a punição.
Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna também já foram alvo de representações, todas arquivadas até o momento.
O post Deputado pede suspensão dos mandatos de Janones, Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna apareceu primeiro em Revista Oeste.