ExpoZebu movimenta milhões com leilões de ‘supervacas’ no Brasil

A ExpoZebu, realizada em Uberaba (MG) é a maior feira mundial dedicada ao gado zebu, raça bovina originária da Índia. Do dia 26 de abril a 4 de maio, o evento reuniu vaqueiros, criadores e compradores de diversos países. A feira realiza concursos, leilões e negociações milionárias.

Às vésperas da ExpoZebu, um anúncio à beira da estrada em Uberaba mostrava uma imagem de vacas musculosas. O texto dizia: “Vacas melhores para um mundo melhor.”

Leia mais: “Gripe aviária: situação do Brasil é melhor que a dos EUA”

Atualmente, os zebus representam 80% do rebanho bovino brasileiro, que soma 239 milhões de cabeças. Trazidos ao Brasil no século 19, os animais se adaptaram melhor ao calor e aos parasitas do que as raças europeias, contribuindo para a transformação do país em um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.

A mudança começou nos anos 1970, quando os governos militares criaram a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e investiram em estudos e crédito rural. Cientistas desenvolveram cultivos tropicais como a braquiária, pastagem africana resistente à seca, e deram início ao melhoramento genético dos zebus. Desde 1997, o peso médio das vacas abatidas aumentou 16%.

A tendência é de que a produção de carne bovina brasileira cresça ainda mais. A Organização Mundial de Saúde Animal pode declarar o país livre de febre aftosa. “Mudará completamente a imagem do Brasil”, diz Luiz Josakhian, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Genética de elite atrai investidores globais à ExpoZebu

Na ExpoZebu, compradores chegam de países como Angola e Índia para disputar genes de vacas e touros campeões. O evento deste ano recebeu 400 mil visitantes e arrecadou US$ 35 milhões em leilões. Além disso, o Departamento Internacional da Associação Brasileira ABCZ contabilizou 729 visitantes estrangeiros, de 38 países.

A ExpoZebu de 2025 ocorreu entre os dias 26 de abril e 4 de maio
A ExpoZebu de 2025 ocorreu de 26 de abril a 4 de maio | Foto: Divulgação/ExpoZebu

“Este recorde de visitantes internacionais é mais um indício da consolidação da 90ª Expozebu como a principal feira zebuína do mundo e uma das mais relevantes da pecuária mundial”, afirma o diretor de relações internacionais da ABCZ, Bento Mineiro.

A interação com outros países no decorrer da feira trouxe favoreceu a assinatura de acordos para a disseminação do melhoramento genético das raças zebuínas. A ABCZ firmou um termo de cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Benim, na África Ocidental, para implantar o serviço de registro genealógico das raças zebuínas no país.​​​​​​​

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Já o Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, assinou um termo de cooperação com a Câmara México-Brasil.

Além disso, o Brahman Braúnas, uma das empresas integrantes do Brazilian Cattle,firmou um termo de cooperação com a Prefeitura do Distrito de Flávio Alfaro do Equador. O objetivo é fazer o intercâmbio de informação técnica, pesquisa, práticas profissionais e outras atividades.

O post ExpoZebu movimenta milhões com leilões de ‘supervacas’ no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.