Paulo Figueiredo pode ser 1º julgado à revelia no STF por suposto golpe de Estado

Sem apresentar defesa até o momento, Paulo Figueiredo, ex-apresentador da Jovem Pan e neto do ex-militar João Batista Figueiredo, pode ser o primeiro réu a ser julgado à revelia no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O processo avança três meses depois de sua denúncia, sem manifestações do acusado. A Defensoria Pública não localizou Figueiredo, que reside nos Estados Unidos. Por isso, o órgão recusou assumir sua defesa, por ausência de contato.

Acusações e papel de Figueiredo segundo o inquérito

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Figueiredo teria utilizado seu espaço em rádio e televisão para influenciar militares, de modo a promover ataques contra generais e a incentivar apoio ao golpe. A PGR o aponta como único integrante do quinto núcleo denunciado na investigação.

Depois de a PGR oferecer a denúncia, em fevereiro, Figueiredo declarou no X que estava “honrado em estar ao lado de patriotas neste documento histórico que reflete a ditadura na qual vivemos”.

Leia também: “O preso de estimação do STF”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 269 da Revista Oeste

O relator, ministro Alexandre de Moraes, solicitou intervenção da Defensoria, que novamente recusou, por não conseguir contato.

Julgamento no STF

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF)
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília | Foto: Divulgação/STF

No STF, a tendência é que o julgamento de Figueiredo ocorra à revelia, ou seja, sem apresentação de defesa nem contestação das acusações. Se confirmado, será o primeiro julgamento desse tipo dentro do processo sobre o suposto golpista.

Nesta terça-feira, 20, a 1ª Turma do Supremo inicia a análise da denúncia contra integrantes do terceiro núcleo do processo, o chamado “núcleo 3”. Ao todo, 11 militares do Exército e um agente da Polícia Federal o compõem.

Leia mais: “Quando o STF vai soltar a mão de Lula?”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 268 da Revista Oeste

O STF já aceitou as denúncias referentes aos dois primeiros núcleos da investigação, sendo o inicial considerado “crucial” e que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, generais aliados e ex-ministros de seu governo.

O post Paulo Figueiredo pode ser 1º julgado à revelia no STF por suposto golpe de Estado apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.