Pela reeleição, Biden escondeu doença, diz livro

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu o agravamento de sua saúde para disputar a reeleição em 2024, segundo o livro Original SinPecado Original, em português. Os jornalistas Jake Tapper e Alex Thompson são os autores da obra. O livro chegou às lojas nesta terça-feira, 20. A distribuição ocorreu dois dias depois de o entorno do democrata confirmar a existência de um câncer de próstata em estágio avançado.

O novo diagnóstico reacendeu sobretudo os debates sobre os problemas de saúde que o ex-presidente enfrentou durante o mandato. Depois de desempenho que ganhou a classificação de desastroso no primeiro debate contra Donald Trump (relembre no vídeo abaixo), Biden decidiu deixar a disputa e, assim, ceder lugar à vice Kamala Harris, poucos meses antes da eleição. Kamala perdeu para Trump.

Família e aliados de Biden: uma farsa

Na sinopse do livro, os autores afirmam que Biden, sua família e seus assessores mais próximos sustentaram uma mentira coletiva por acreditarem que apenas ele poderia vencer Trump novamente. “Eles mentiram para si mesmos, para aliados e para o público sobre sua condição e limitações. No debate com Trump, em 27 de junho de 2024, as consequências dessa farsa vieram à tona. Foi chocante e perturbador”.

Tapper e Thompson entrevistaram 200 pessoas, entre parlamentares, integrantes da Casa Branca e membros da campanha democrata, a maioria sob anonimato. Os contatos serviram para reconstituir episódios que demonstrariam principalmente o declínio cognitivo de Biden.

Conforme relatos presentes no livro, o então presidente confundia integrantes de seu próprio gabinete, esquecia nomes e, em um evento em Hollywood, não reconheceu o ator George Clooney, de quem era amigo próximo e anfitrião da arrecadação de fundos.

Mesmo antes do diagnóstico de câncer, trechos antecipados à imprensa já levantavam dúvidas principalmente sobre uma possível ocultação de informações relevantes sobre a capacidade de Biden de seguir na presidência. A reação imediata dos assessores mais próximos foi, desse modo, negar qualquer problema grave e reafirmar que ele ainda tinha plenas condições de sobretudo tomar decisões importantes.

Aos 82 anos, futuro político é incerto

As revelações do livro aumentaram a pressão sobre o papel político que Biden, hoje com 82 anos, poderá exercer no futuro. Em meio ao desgaste físico e às tentativas de resgatar seu legado, aliados discutem como preservar sua imagem e influência dentro do Partido Democrata.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

O post Pela reeleição, Biden escondeu doença, diz livro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.