A Microsoft anunciou a chegada da inteligência artificial (IA) Grok 3 ao seu sistema de nuvem Azure. A IA pertence à xAI, do empresário Elon Musk. A inclusão nos sistemas operacionais mostra uma busca por variedade de modelos tecnológicos por parte da big tech. O anúncio foi feito no evento de divulgação Microsoft Build, na última segunda-feira, 19, pelo diretor-executivo Satya Nadella.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Segundo comunicado da empresa, a incorporação “reforça o compromisso da Microsoft em oferecer suporte a um ecossistema de IA aberto e diversificado”.
Empresas e desenvolvedores já podem acessar o modelo de inteligência artificial por meio do Azure AI Foundry Models, hub que hospeda vários modelos de linguagem da própria Microsoft, parceiros e da comunidade. A versão da Grok na Azure terá funções de integração de dados, personalização e governança, não inclusas na versão individual da IA.
Na abertura do Build Microsoft, Musk disse esperar pelo retorno da comunidade de desenvolvedores para a correção de erros, com a inclusão da IA no hub da Microsoft. Ele também revelou que a versão 3.5 da Grok será lançada em breve.

A IA de Musk já integra a rede social X, que também pertence ao empresário. Por lá, a Grok é usada para gerar imagens e fornecer informações para os usuários.
IA DeepSeek já está disponível no Azure
No começo deste mês, a Microsoft passou a oferecer o DeepSeek R1 em seu serviço de nuvem, o Azure. A versão modificada da IA chinesa passou por avaliações rigorosas de segurança antes da disponibilização ao público.
Isso só foi possível porque a IA é de código aberto e pode ser executada em servidores privados, sem a necessidade de enviar dados para a China. A medida limita riscos de armazenamento de dados norte-americanos em servidores do país asiático.
O post IA de Elon Musk é integrada ao sistema de nuvem da Microsoft apareceu primeiro em Revista Oeste.