STF: ministros avaliam sanção dos EUA a Moraes como inaceitável, dizem jornais

A ameaça de sanções por parte dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desperta reação negativa entre integrantes da Corte. Segundo os jornais Folha de S.Paulo e O Globo, eles enxergam a iniciativa norte-americana como ingerência internacional direta no Judiciário brasileiro.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para magistrados do STF, a possível punição, a qual o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, apresentou nesta quarta-feira, 21, representa medida inaceitável e tende a gerar manifestações de solidariedade a Moraes.

Eles avaliam que a tentativa evidencia o “alinhamento do governo Donald Trump à extrema direita brasileira”, que, segundo um dos ministros, “tem as mesmas características de outros movimentos semelhantes pelo mundo: atacar Supremas Cortes”.

Reações do STF e críticas aos EUA

Moraes
Alexandre de Moraes, ministro do STF | Foto: Reprodução/Flickr/Supremo Tribunal Federal

Os argumentos de desrespeito aos direitos humanos atribuídos a Moraes são rejeitados por ministros do STF. Ainda conforme as publicações, eles recordaram que os próprios Estados Unidos deixaram órgãos internacionais de proteção desses direitos.

Citaram, ainda, episódios em que o governo Trump desrespeitou decisões judiciais, deportou brasileiros algemados e chegou a prender uma magistrada por divergências em julgamentos migratórios.

Leia mais: “O preso de estimação do STF”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 269 da Revista Oeste

No entendimento dos integrantes do STF, as alegações de censura não se sustentam, pois redes sociais e plataformas digitais seguem com atuação normal país, além de Moraes receber críticas constantes de usuários. Para eles, “o governo dos EUA faz o que quer ao redor do mundo e também dentro de seu próprio país”, o que retiraria legitimidade para questionar decisões tomadas pelo colegiado da Corte brasileira.

Possível resposta do governo Lula

Ainda conforme os jornais, os ministros também destacaram que o governo brasileiro precisará avaliar como responder a eventuais sanções, com o objetivo de intimidar a atuação do Judiciário nacional.

Marco Rubio declarou na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes que “está em análise neste momento e há uma grande possibilidade de acontecer”, referindo-se à sanção a Moraes.

Leia também: “Quando o STF vai soltar a mão de Lula?”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 268 da Revista Oeste

Depois de algumas decisões do ministro, a oposição brasileira passou a defender a tese de que haveria restrição à liberdade de expressão, argumento usado como justificativa para pedidos de sanções internacionais contra o magistrado.

O post STF: ministros avaliam sanção dos EUA a Moraes como inaceitável, dizem jornais apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.