Pelo menos duas pessoas morreram por causa da queda de um avião de pequeno porte em um bairro residencial de San Diego, no Estado norte-americano da Califórnia, habitado majoritariamente por famílias de militares. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, em meio a um nevoeiro, segundo autoridades locais.
Ainda não há confirmação sobre o número exato de ocupantes da aeronave, um jato executivo, mas todas as mortes registradas parecem estar relacionadas ao acidente, afirmou Dan Eddy, chefe-assistente do Corpo de Bombeiros de San Diego, em entrevista coletiva.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Temos combustível de aviação espalhado por toda parte”, disse. “Nosso principal objetivo agora é vasculhar todas essas casas e retirar todos os moradores.”
BREAKING: A small plane crashed into a San Diego neighborhood this morning amid heavy fog, sparking fires in about 15 homes and vehicles. Several blocks evacuated as emergency crews respond. pic.twitter.com/pGuDLXdODB
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) May 22, 2025
A polícia informou haver “vários mortos”, mas não detalhou o número de vítimas até o momento. O impacto da queda forçou famílias a evacuarem vários quarteirões, ao provocar incêndios em ao menos 15 casas e em veículos estacionados no local.
Scott Wahl, chefe de polícia da cidade, descreveu a cena como devastadora. “Não consigo descrever em palavras a cena, mas com o combustível de jato correndo pelas ruas e tudo pegando fogo ao mesmo tempo, foi horrível de ver.”
Número de passageiros do avião é incerto
Um porta-voz do Corpo de Bombeiros informou à emissora CNN que o avião era um Cessna 550, conhecido como Citation, e caiu por volta das 3h45 nas proximidades do Aeroporto Executivo de Montgomery. O modelo, frequentemente usado em viagens de negócios, pode transportar entre oito e dez passageiros.

Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo no momento da queda. Dan Eddy confirmou “mais de uma” fatalidade dentro da aeronave, e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA trabalha para identificar o número de passageiros registrados.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) e a FAA abriram uma investigação conjunta sobre o acidente. Informações meteorológicas da hora da queda indicam visibilidade de apenas 800 metros e tetos de nuvens baixas.
Segundo o capitão Robert Heely, comandante da Base Naval de San Diego, o bairro afetado é uma das maiores comunidades habitacionais militares do mundo. “Certamente temos muitas famílias de militares afetadas”, disse ele, antes de expressar condolências às famílias das pessoas a bordo do avião.
✈️🚨 Plane Crashes Into San Diego Neighborhood — At Least 15 Homes Affected! 🔥 Smoke & Debris Everywhere pic.twitter.com/qggZstbMeq
— World War 3 (@Worldwar_3_) May 22, 2025
Voo acontecia sem sinal de problemas
De acordo com o site FlightAware, o jato decolou do Aeroporto de Teterboro, nos arredores de Nova York, na noite desta quarta-feira, 21, com uma parada em Wichita, Kansas, antes de seguir para San Diego.
Antes do acidente, o piloto informou pelo rádio que a aeronave estava a 3 milhas de um pouso planejado na pista 28 do Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, conforme gravação obtida pelo site LiveATC.net. Não houve nenhum alerta de emergência nem sinal de problema durante o voo.
O aeroporto tem uma torre de controle, mas ela não opera à noite. Assim, os pilotos comunicam suas intenções a qualquer outro piloto que esteja ouvindo na “frequência de aconselhamento de tráfego comum”. Segundo registros da FAA, o jato era de propriedade de uma empresa do Alasca e foi fabricado em 1985.
O post Avião de pequeno porte cai em San Diego, nos EUA, e deixa mortos apareceu primeiro em Revista Oeste.