Governo atualiza lista da suspensão de exportação do frango brasileiro

Depois da confirmação de um caso de gripe aviária no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou as restrições impostas por outros países às exportações brasileiras de carne de frango.

Três nações — Albânia, Namíbia e Índia — decidiram implementar bloqueio total à importação do produto brasileiro.

Angola, por sua vez, limitou a compra apenas para o Estado do Rio Grande do Sul. O número de países com proibição integral ultrapassa 20, destacando-se China, União Europeia, México, Coreia do Sul e Argentina.

Alguns mercados, como Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Cuba, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão e Angola, optaram por restringir as compras exclusivamente ao estado do Rio Grande do Sul. Já Emirados Árabes Unidos e Japão mantêm o veto somente ao município de Montenegro.

Gripe aviária: veja outras restrições aplicadas à carne de frango brasileira

gripe aviária
Em decorrência da gripe aviária, alguns países aplicaram restrição total à carne de frango do Brasil | Lucas Scherer Cardoso/Embrapa

A lista de países com suspensão total inclui ainda Iraque, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão, além dos três novos integrantes.

Já a suspensão regionalizada ao Rio Grande do Sul também abrange Bahrein, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

+ Leia mais sobre o Agronegócio em Oeste

O Mapa informa que segue dialogando com as autoridades sanitárias estrangeiras, prestando esclarecimentos técnicos para garantir a segurança e tentar restabelecer o comércio internacional.

O ministério reforça que o consumo de carne de aves e ovos dentro do país permanece seguro para a população, sem risco à saúde pública, e que a vigilância sanitária segue sendo prioridade, segundo informações do Mapa.

De acordo com Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, as exportações de carne de frango do Brasil podem ser plenamente restabelecidas em 28 dias. Basta não haver novas contaminações por gripe aviária em granjas comerciais do país.

O post Governo atualiza lista da suspensão de exportação do frango brasileiro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.