Lando Norris, piloto da McLaren, venceu o grande prêmio de Mônaco, na manhã deste domingo, 25. O britânico, agora, ocupa o segundo lugar do campeonato da Fórmula 1, com 158 pontos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Oscar Piastri, também da McLaren, e Charles Leclerc, da Scuderia Ferrari, completaram o pódio. Piastri é o líder da competição, com 161 pontos.
Sobre a corrida
Ainda na primeira volta do circuito de Monte Carlo, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um pequeno contato com o piloto da Mercedes Kimi Antonelli. Apesar do incidente, houve apenas um safety car virtual.
Safety car é quando um carro da organização da corrida assume, em baixa velocidade, a cabeça do pelotão. Trata-se de uma medida protetiva que diminui o ritmo dos competidores, para que a pista seja limpa e os destroços retirados.
Na volta número oito, mais uma parada. O piloto da Alpine, Pierre Gasly, bateu na traseira do carro de Yuki Tsunoda na saída do túnel. O veículo francês ficou sem a roda direita da frente.
Apesar da tradicionalidade do evento, Mônaco é conhecido por não ter muito emoção. Por ser um circuito com ruas estreitas, as ultrapassagens ficam mais difíceis e mais inflexíveis.
Na volta 38, o veterano piloto Fernando Alonso abandonou o circuito com problemas mecânicos. Alonso e Gasly foram os únicos que não terminaram a prova.
Estratégias, regras e reclamações
A organização de prova de Mônaco determina que os pilotos parem nos boxes pelo menos duas vezes durante a corrida. Na pista, a regra resultou em estratégias que deixaram a corrida mais lenta.
Os pilotos da Williams, por exemplo, diminuíam a velocidade para que o outro abrisse vantagem e pudesse fazer a parada sem ser ultrapassado. Com as duas paralisações, eles trocavam de posição para o outro fazer a mesma coisa.
A estratégia resultou em reclamação dos outros pilotos, que ficaram travados atrás dos carros propositalmente mais lentos.
Próxima corrida da Fórmula 1
A próxima corrida será no dia 1º de junho, às 10h, no Circuito da Catalunha (Espanha). Piastri lidera o campeonato de pilotos com 161 pontos, com Lando Norris e Max Verstappen logo atrás, com 158 e 136 pontos, respectivamente.
Leia mais: “Governo Trump proíbe alunos estrangeiros em Harvard, mas Justiça barra decisão”
O post Fórmula 1: Lando Norris vence o tradicional Grande Prêmio de Mônaco apareceu primeiro em Revista Oeste.