Nesta quarta-feira, 4, o presidente Lula concedeu a medalha Oswaldo Cruz, uma das mais importantes honrarias da área da saúde, a uma lista de nomes, entre eles, o da primeira-dama Janja.
A apresentadora Xuxa Meneghel, o influencer Átila Iamarino (conhecido por teses em defesa do lockdown), a dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, e a atleta Daiane dos Santos também receberam o item.
Criada em 1970, a honraria é usada para reconhecer quem contribuiu, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental no Brasil.
Ainda não se sabe quando a cerimônia de entrega vai ocorrer no Palácio do Planalto.
Janja ganha de Macron uma medalha criada por Napoleão
Em 28 de março deste ano, o presidente da Frana, Emmanuel Macron, presentou Janja com a Insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra do Grau Oficial.
Instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, a medalha recompensa méritos militares ou civis à nação francesa.
Macron deu o presente à petista durante uma coletiva de imprensa no Planalto, depois de uma reunião bilateral com Lula e ministros de Estado, a portas fechadas.
Lula também deu uma lembrança a Macron: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.
Leia também: “Anistia já”, reportagem publicada na Edição 232 da Revista Oeste
O post Lula dá medalha por serviços à saúde a Janja, Xuxa, Luiza Trajano e até Átila Iamarino apareceu primeiro em Revista Oeste.