PM detém deputado Glauber Braga em reintegração de posse da UERJ

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) foi detido, nesta sexta-feira, 20, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ). O parlamentar se envolveu em uma confusão entre militares e alunos durante invasão na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Os policiais receberam autorização para entrar na UERJ mediante ordem judicial de desocupação do prédio João Lyra Filho. A juíza Luciana Albuquerque Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, foi quem expediu a ordem.

Alunos invadiram o espaço, há um mês, para protestar contra a alteração em benefícios como auxílios estudantis e bolsas de estudos. O deputado tentou impedir a tropa de choque da PMRJ de entrar na faculdade. 

UERJ avisou estudantes sobre uso da polícia

A UERJ informou, por meio das redes sociais, que a Justiça determinou a saída dos estudantes. Pediu, também, que os jovens deixassem o local de forma “voluntária e pacificamente”. Acrescentou que, se preciso, solicitaria o uso das forças policiais. 

Em 10 de setembro de 2024, a reitoria da universidade solicitou a desocupação do prédio. Na ocasião, a entidade acionou a comissão de negociação, formada em agosto. 

Em comunicado, a UERJ ressaltou que, “reconhecendo o direito à livre manifestação democrática, a reitoria tem investido na negociação com os estudantes desde o início da gestão, e assim seguirá fazendo”. 

UERJ | Foto: UERJ/Divulgação
Direção da universidade alertou invasores sobre o risco de mobilizar o uso de forças policiais | Fonte: Divulgação/UERJ

Governo admite repasse de R$ 150 milhões

O governo do Rio de Janeiro concordou em repassar R$ 150 milhões à UERJ, como parte de uma suplementação orçamentária destinada a cobrir diversas despesas até o fim do ano.

Parte desse valor terá como destino a concessão de auxílios financeiros a estudantes que não atenderam às novas regras da Bolsa Apoio à Vulnerabilidade Social (BAVS).

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

A mudança nos critérios da BAVS gerou uma onda de revoltas entre os estudantes, o que levou à invasão de prédios da UERJ. A nova regra reduz a renda mínima para elegibilidade, de um salário mínimo e meio para meio salário mínimo, o que excluiu cerca de 1,2 mil estudantes do benefício.

Glauber Braga | Foto: Câmara dos Deputados
Manifestantes que invadiram a UERJ dizem que PM espirrou spray de pimenta no deputado Glauber Braga | Foto: Câmara dos Deputados

O post PM detém deputado Glauber Braga em reintegração de posse da UERJ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.