As celebridades que ameaçaram deixar os EUA se Donald Trump vencesse

Depois da vitória de Donald Trump para mais um mandato, não consecutivo, como presidente dos Estados Unidos, diversas celebridades expressaram descontentamento e o desejo de deixar o país norte-americano. Nos EUA, o meio cultural e a indústria do cinema apoio maciçamente a candidata derrotada Kamala Harris, atual vice-presidente norte-americana.

A atriz America Ferrera, por exemplo, planeja mudar-se para o Reino Unido com o marido, Ryan Piers Williams, e os dois filhos. Uma fonte próxima informou ao jornal norte-americano The Daily Mail que a atriz se sente “devastada” pela derrota da democrata, e que “esperava mais” de seu país.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Outras figuras públicas também fizeram comentários públicos sobre sair do país caso Trump vencesse. A cantora e atriz Cher, por exemplo, afirmou, no ano passado, que deixaria os EUA se o republicano voltasse ao poder. “Quase tive uma úlcera da última vez”, declarou a cantora de 78 anos ao jornal The Guardian. “Se ele entrar, desta vez eu saio do país.”

A cantora e atriz Cher | Foto: Reprodução/Instagram/@cher
A cantora e atriz Cher | Foto: Reprodução/Instagram/@cher

Mais famosos consideram deixar a América depois de vitória de Donald Trump

Barbra Streisand, em conversa com o apresentador e comediante norte-americano Stephen Colbert, mencionou que não conseguiria “viver neste país se Trump se tornasse presidente”.

A cantora considerou a Europa como um possível destino, e destacou uma preferência pela Inglaterra. Contudo, Barbra provavelmente não seguirá adiante com essa intenção, já que fez declarações semelhantes em 2016, quando Donald Trump se elegeu pela primeira vez à Casa Branca e ficou nos EUA.

A atriz Sharon Stone mencionou a possibilidade de adquirir uma casa na Itália, cuja atual primeira-ministra é Giorgia Meloni, uma política conservadora e admirada pela direita mundial. A atriz destacou que é uma das primeiras vezes que vê alguém concorrendo com uma plataforma de “ódio e opressão”.

Whoopi Goldberg, apresentadora do The View, foi associada à ideia de deixar os EUA se Trump vencesse. Durante a campanha de 2016, ela falou sobre a possibilidade de se mudar. “Talvez seja hora de eu me mudar, você sabe”, observou. “Posso me dar ao luxo de ir.”

A atriz Whoopi Goldberg desmentiu sua própria fala durante entrevista | Foto: Reprodução/Instagram/@WhoopiGoldberg
A atriz Whoopi Goldberg desmentiu sua própria fala durante entrevista | Foto: Reprodução/Instagram/@WhoopiGoldberg

No entanto, a atriz esclareceu depois que nunca ameaçou sair do país, lendo transcrições de suas falas para provar que foi “incorretamente associada” a essa ideia.

Artistas que, de fato, se mudaram dos EUA

Outros artistas já optaram por sair. Minnie Driver, que viveu por décadas em Los Angeles, voltou ao Reino Unido e não pretende retornar aos EUA. Em entrevista em julho, Minnie comentou que viver na Califórnia proporciona certa proteção, mas questionou se viver em uma “bolha” é a resposta.

Ela também manifestou decepção com os apoiadores de Trump e criticou suas atitudes sobre políticas de imigração e ambientais. Minnie afirmou que Trump é apenas um “sintoma” de algo maior.

Leia também: “A democracia falou”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 242 da Revista Oeste

Donald Trump retornou à Casa Branca com a maior votação popular para um republicano nas últimas duas décadas. Em 6 de outubro, com a maioria dos Estados já apurados, o político obteve 51% dos votos populares, enquanto Kamala Harris alcançou 47,5%.

O post As celebridades que ameaçaram deixar os EUA se Donald Trump vencesse apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.