Ministros de Lula afrontam pacote fiscal, afirma Estadão 

Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva ameaçam pedir demissão caso sejam atingidos por cortes do pacote fiscal. Carlos Lupi (Previdência) e Luiz Marinho (Trabalho) confrontam equipe econômica e se recusam a colaborar com as possíveis medidas. “Como se fossem insubstituíveis ases da administração pública”, criticou o jornal O Estado de S. Paulo em seu editorial de opinião desta segunda-feira, 11.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Há meses, o governo estuda mudanças no abono salarial, seguro-desemprego e na multa de 40% do FGTS em demissões sem justa causa. Contrariado, Luiz Marinho discutiu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em recente reunião no Palácio do Planalto, relatou o Estadão.

Luiz Marinho
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, chegou a discutir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad por causa de possíveis cortes de gastos em sua pasta | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O texto comenta que, em outros momentos, ministros já foram desautorizados em comentários insubordinados ou dissonantes. “E não há nada de errado nisso, pois faz parte do exercício da Presidência manter a equipe coesa e garantir certo grau de disciplina para que a máquina pública funcione dentro do roteiro traçado pelo governo”.

+ Rombo da Previdência Social aumenta quase 20% em setembro

Mas, dessa vez, foi diferente. “Lula presenciou a cena, mas apenas assistiu, sem tentar sequer conter a insurgência”, comentou o jornal. “Ele acompanha com incômoda indiferença as declarações intimidatórias a eventuais medidas de seu governo”.

Políticas populistas de Lula

A publicação afirma que “parcimônia nos gastos” é conceito inexistente na cartilha lulopetista, repleta de políticas populistas mantidas com dinheiro público. Diz ainda que a conduta de alguns ministros diante de um Planalto “apático” enfraquecem a equipe econômica e aumentam as dúvidas sobre o verdadeiro papel de Lula na direção do equilíbrio sustentável das contas públicas.

A ferocidade dos ministros no combate ao corte de gastos parece se basear na certeza de que não precisarão cumprir ameaças de debandar do governo.

Leia também: “Lula se reúne com ministros para discutir corte de gastos”

O post Ministros de Lula afrontam pacote fiscal, afirma Estadão  apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.