Condenado a 17 anos pelos atos do 8 de janeiro é detido na Argentina

Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, envolvido nos atos do 8 de janeiro de 2023, foi detido na Argentina. A detenção ocorreu nesta quinta-feira, 14, na cidade de La Plata, situada a 60 quilômetros ao sul da capital Buenos Aires.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Durante uma patrulha de rotina, as autoridades locais identificaram Oliveira por sua atitude suspeita. Ao verificarem seus documentos, constataram que ele tinha uma ordem de captura emitida pela Justiça brasileira, que também pedia a sua extradição.

A sentença a qual Oliveira está submetido é de 17 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, danos qualificados, deterioração de ativos públicos, associação criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os envolvidos nos atos do 8 de janeiro

8 de janeiro
Os atos do 8 de janeiro de 2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Este caso faz parte de uma iniciativa ampla da Justiça brasileira para responsabilizar os envolvidos nos atos do 8 de janeiro. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou a extradição de brasileiros que participaram dos tumultos que estão refugiados na Argentina.

A Polícia Federal do Brasil identificou mais de 60 fugitivos no país vizinho e ampliou esforços de cooperação internacional. Recentemente, o governo argentino alterou sua legislação sobre refugiados para impedir que estrangeiros acusados ou condenados recebam este status.

Leia também: “Anistia já”, reportagem de Augusto Nunes e Cristyan Costa publicada na Edição 232 da Revista Oeste

Essas mudanças legais facilitam a extradição de Oliveira e outros acusados de crimes semelhantes.

O post Condenado a 17 anos pelos atos do 8 de janeiro é detido na Argentina apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.